Como usar substâncias naturais para hidratar o cabelo

Aprenda a hidratar o cabelo com produtos que você tem em casa. Cenoura, banana e mel são alguns dos alimentos que podem virar ótimas máscaras.

Paula Vieira | 24 de Fevereiro de 2021 às 20:00

puhhha /iStock -

Alguns produtos para o cabelo podem custar caro, mas saiba que é simples encontrar alternativas para manter os fios bem hidratados. Alguns alimentos e até mesmo plantas comuns são opções valiosas para quem deseja cuidar dos cabelos em casa com substâncias naturais e sem gastar muito dinheiro.

Hidratantes caseiros para cabelo

A babosa, o mel e até mesmo o abacate apresentam excelentes resultados após o primeiro uso. Alguns desses hidratantes naturais podem ser misturadas a uma máscara capilar para proporcionar um efeito ainda melhor. Veja a seguir alguns hidratantes para cabelo que provavelmente você tem em casa!

Babosa

Além de atuar no tratamento contra a queda, a babosa hidrata e estimula o crescimento dos cabelos. Isso acontece porque a planta auxilia na produção de colágeno, possui minerais e água que fortalecem os fios, e enzimas que ajudam a remover as células mortas do couro cabeludo, fazendo com que o crescimento ocorra mais rápido.

A babosa é uma planta cheia de nutrientes que podem salvar os cabelos. (Sundaemorning/iStock)

Para uma boa hidratação, você pode misturar em um recipiente duas claras de ovo e 3 colheres do gel da babosa. Depois, é só misturar bem e aplicar sobre o cabelo, principalmente nas raízes. Deixe o produto por 5 minutos e lave com shampoo e água fria.

Abacate

O abacate é o queridinho das cacheadas. Isso porque ele faz com que os fios de cabelo retenham a umidade, fiquem mais resistentes e brilhantes. Além disso, como a fruta oferece nutrientes que deixam as madeixas mais macias e saudáveis, tirando todo o aspecto ressecado, ela pode ser uma grande aliada para quem usa produtos químicos para alisar ou colorir os cabelos. Veja também outros 17 benefícios do abacate fundamentais para sua saúde!

O abacate é uma das substâncias favoritas das cacheadas para hidratar as madeixas. (kazmulka/iStock)

Para fazer a hidratação com o abacate, você deve preparar um recipiente e misturar toda a polpa com 1 colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de azeite extravirgem, até virar uma pasta.

Em seguida, é só dividir o cabelo em quatro partes, umedecer e aplicar a mistura em todas mechas, massageando bem. Depois, coloque uma touca e deixe agir por até 40 minutos, encerrando o processo em uma lavagem com shampoo e condicionador.

Mel

Por se tratar de um ótimo hidratante natural e ser fonte de vitaminas A, C, D e E, o mel está presente em diversos produtos para os cabelos e para o corpo. Ele age contra fios quebradiços e ressecados, ajuda o cabelo a reter umidade, deixa as madeixas mais brilhosas, auxilia no crescimento e na redução de queda, entre outros benefícios.

O mel possui diversas vitaminas que dão força e brilho aos cabelos. (Olga Trishina/iStock)

Leia também: Descubra como o mel pode ser um ótimo remédio caseiro

Para obter um resultado ainda melhor com a hidratação caseira feita com mel, você deve misturar 2 colheres (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de óleo de coco e uma quantidade suficiente de máscara para o seu cabelo. Com as madeixas lavadas, aplique a mistura do comprimento até as pontas e deixe agir por 20 minutos. Depois, é só lavar e finalizar.

Banana e cenoura

Além da banana ser fonte de nutrientes, vitaminas, aminoácidos, lipídios e potássio, ela ajuda o cabelo a recuperar a sua oleosidade natural, deixando-o mais macio, sedoso e forte. Além disso, é um ótimo método para reduzir o frizz e as pontas duplas causadas pela exposição ao sol ou ao calor do secador e chapinha. Já a cenoura ajuda a estimular a circulação sanguínea e prolonga o brilho.

Cenoura e banana é uma ótima mistura para hidratar, fortalecer e dar mais brilho aos cabelos. (dashu83/iStock)

Para fazer essa bomba de hidratação, você vai precisar cortar uma banana e uma cenoura em pedaços pequenos e ferver em uma panela. Depois, é só escorrer e levar os alimentos ao liquidificador com 2 colheres (sopa) de mel e 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva. Espere formar uma pasta e aplique no couro cabeludo e em todo o comprimento. Deixe agir por 45 minutos e enxágue normalmente, lavando com shampoo e condicionador.