Depilação com linha: quais são as vantagens desta técnica?

Se você se depila com frequência, já deve ter ouvido falar na depilação com linha. Conheça as vantagens e os benefícios desse método!

Marina Estevão | 17 de Junho de 2021 às 18:00

dimid_86/iStock -

Se você se depila com frequência, já deve ter ouvido falar na depilação com linha. A técnica, que conquistou homens e mulheres, também é conhecida como egípcia, pois foi criada no Oriente Médio, há mais de 100 anos.

Leia também: Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios?

Sua prática é comum em países como Irã, Vietnã, China e países árabes. No Brasil, esse procedimento é mais recente e ganhou fama por meio de famosos. Uma das pioneiras a importar a técnica de depilação com linha foi a viúva do comediante Chico Anysio, a empresária Malga di Paula.

O que é a depilação com linha

A depilação com linha é um método mais comum para partes sensíveis da pele, como o rosto. Ela é capaz de retirar os pelos desde a raiz – até os mais fininhos, que quase não aparecem! Por não ser muito agressiva para a pele, não deixa manchas como a cera.

Além da sobrancelha, ela pode ser feita no buço, testa, queixo, pescoço e bochecha. Já, nos homens, a opção é mais usada na sobrancelha, que deixa o rosto harmônico e natural.

A depilação com linha possui diversos benefícios para a pele. (Imagem: Jun/iStock)

Benefícios da depilação com linha no rosto

Além de retirar linhas inteiras de pelos e não deixar manchas, outros benefícios da depilação com linha são:

Como fazer a depilação com linha

A forma mais eficaz de fazer depilação com linha é procurar uma profissional qualificada ou um salão que ofereça esse tipo de serviço. Caso não seja possível, não é difícil reproduzir a técnica em casa.

O ideal é que a linha seja de algodão ou poliéster para evitar lesões na pele; e na cor branca, para enxergar bem os pelos.

A linha ideal para depilação é a de algodão ou poliéster. (Imagem: Pridannikov/iStock)

Como preparar a linha:

  1. Meça a linha do pulso até o ombro;
  2. Una as pontas da linha e faça 2 ou 3 nós, para ficarem bem presas;
  3. Coloque três dedos em cada ponta e forme um retângulo;
  4. Torça a linha no meio por cerca de 5 vezes, até formar um 8.

Como depilar:

  1. Passe talco na região para remover a oleosidade e tornar os pelos mais visíveis;
  2. Estique a pele para facilitar a remoção e reduzir a dor. Na região da sobrancelha, por exemplo, estique a pele para cima e para baixo;
  3. Coloque a parte torcida da linha sobre o local que irá depilar;
  4. Abra e feche os dedos, somente de uma das mãos, como se fosse uma tesoura. Lembre-se de que o pelo precisa ficar na parte mais aberta da linha. Esse passo pode ser repetido diversas vezes até retirar todos os pelos indesejados.
É importante aplicar creme hidratante com ação calmante no rosto após a depilação. (Imagem: deniskomarov/iStock)

Dói mais?

A dor da depilação com linha é um pouco mais lenta e constante, se comparada com a cera, por exemplo. Porém, seu método é muito mais eficaz por conta dos diversos benefícios. A cera produz uma dor rápida, mas pode deixar manchas, vermelhidão e causar alergias na pele.

Porém, a dor é algo muito pessoal. É necessário saber o seu limite e se vale a pena investir no serviço.

O que passar no rosto após a depilação?

O ideal após depilar com linha é passar um creme hidratante com ação calmante, como o de erva-doce. Não se esqueça do filtro solar!