Como controlar os sintomas de dermatite atópica em crianças

A dermatite atópica em crianças é muito comum. Por isso, muitos pais se perguntam: como controlar os sintomas dessa doença em casa?

Letícia Taets | 1 de Maio de 2021 às 12:00

Tutye/iStock -

Também conhecida como eczema, a dermatite atópica é uma condição de pele bastante comum em crianças. A dermatite atópica pode surgir por causa de alergias ou até mesmo por questões emocionais estressantes. Os sintomas principais do eczema são vermelhidão, erupção cutânea com coceira e pele seca com aparência descamativa.

Não existe um tratamento específico correto para o eczema em crianças. O que funciona para uma criança pode não funcionar para outra. Talvez seja necessário passar por vários tratamentos ou combinações de tratamentos em parceria com seu pediatra antes de encontrar um que ajude a controlar os sintomas de seu filho. É necessário ter alguma paciência e ser persistente, pois o tratamento do eczema pode levar várias semanas ou mais antes de você ver um progresso real.


Atenção!

Para ter o diagnóstico correto dos sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.


Banhos e hidratação

É importante manter a hidratação em dia no caso de dermatite atópica. (Imagem: leadenpork/iStock)

É importante ter uma programação regular de cuidados com a dermatite atópica, que inclui banho com um sabonete específico e suave e também a etapa de hidratação para manter a água na pele. A pele hidratada ajuda a controlar as crises, combatendo a secura e impedindo a entrada de alérgenos e outros agentes que possam irritar a pele.

Para ajudar a diminuir as irritações na pele da criança, siga as seguintes instruções:

  1. Coloque a criança em uma banheira com água morna por 5 a 10 minutos.
  2. Use um sabonete suave e evite esfregar a área da pele afetada.
  3. Após o banho, seque a pele levemente (apenas com “tapinhas” da toalha) deixando-a levemente úmida.
  4. Aplique medicação tópica prescrita pelo pediatra nas áreas afetadas da pele conforme as instruções.
  5. Em três minutos, aplique generosamente um hidratante em todo o corpo da criança.

É importante aplicar o hidratante dentro desses três minutos ou a pele pode ficar ainda mais seca. Espere alguns minutos para que o hidratante seja absorvido pela pele antes de vesti-lo.

Além disso, é importante não limitar a hidratação apenas à hora do banho. Aplique hidratante no seu filho ao longo do dia sempre que a pele começar a coçar ou ficar seca. Experimente usar uma pomada ou um creme em vez de uma loção e aplique com as palmas das mãos, acariciando levemente para baixo.

Também é possível usar panos molhados nas áreas da pele afetadas pelas erupções quando a criança estiver em crise.

Remédios no tratamento de eczema

O pediatra do seu filho pode recomendar tratamentos disponíveis que podem ser comprados na farmácia, incluindo produtos de limpeza suaves, corticosteróides suaves, hidratantes, vaselina, óleo mineral ou produtos à base de alcatrão. Existem muitos produtos disponíveis que podem ajudar a prevenir e controlar os sintomas do eczema em seu filho. Medicamentos anti-histamínicos também são bastante utilizados.

A principal forma de combater o eczema infantil é mantendo a pele hidratada e, quando possível, evitar o contato da criança com agentes que possam ser os causadores das erupções.