Doação de óvulos: entenda como funciona

A doação de óvulos é um procedimento que tem o poder de transformar a vida de muitas pessoas. Entenda como ela funciona!

Arman Neto | 11 de Março de 2021 às 13:00

Prostock-Studio/iStock -

A doação de óvulos é um procedimento que tem o poder de transformar a vida de muitas pessoas. O motivo disso é o fato de que muita gente sonha em engravidar, mas por diversas razões, não consegue ou não pode. 

Dentre aqueles que procuram a doação de óvulos estão mulheres com mais de 40 anos com dificuldades para engravidar, mulheres solteiras que desejam ser mães, mas não querem depender de parceiros para isso, e casais homoafetivos que sonham com a paternidade.

Além disso, como já mostramos, mulheres estressadas têm 29% menos probabilidade de engravidar se comparadas às demais, o que pode ser um problema que a doação de óvulos pode solucionar.

Leia também: Andador infantil: usar ou não usar? Pediatras respondem.

Se você quer saber mais sobre como funciona a doação de óvulos, confira o nosso guia abaixo e tire todas as suas dúvidas!

A doação de óvulos 

A doação de óvulos pode ajudar a realizar sonhos. (Imagem: Youngoldman/iStock)

A doação de óvulos, como o próprio nome já entrega, é a doação do gameta feminimo. Ou seja, a célula sexual feminina responsável pela reprodução. O intuito desse procedimento é permitir que outras pessoas que desejam e não conseguem, tenham a oportunidade de engravidar. 

Durante todo o processo, é assegurado que a identidade tanto da doadora como da receptora sejam mantidas em sigilo. Caso seja necessário obter informações sobre a doadora, isso também deverá acontecer respeitando esse princípio de sigilosidade.

Também é importante ter em mente que a doação de óvulos só pode ser consumada de forma voluntária e sem fins lucrativos. Em outras palavras: é expressamente proibido que uma  mulher venda seus óvulos no Brasil. 

E para que não haja dúvidas, é considerada mãe da criança a mulher que gerou e deu à luz a essa criança. Caso a mulher que deu à luz a criança seja uma barriga solidária, o filho é do beneficiado pela doação. 

O procedimento da doação de óvulos

A doação de óvulos é um procedimento seguro. (Imagem: Space_Cat/iStock)

O procedimento da doação de óvulos ocorre da seguinte maneira: a doadora passa por um processo conhecido como indução de ovulação, no qual ela precisa estimular os ovários. Para tanto, é necessário a utilização de alguns medicamentos no início do período menstrual, que podem ser administrados por via oral ou por meio de injeções subcutâneas. 

Após a indução de ovulação, a coleta dos óvulos acontece. Para que a coleta seja possível, exames de sangue e ultrassonografia são necessários para verificar como está a ovulação. Essa parte do procedimento ocorre por volta de dez dias após o início da indução.

Passado essa parte, a coleta dos óvulos é feita: uma agulha guiada por um transdutor transvaginal é inserida na vagina da doadora, perfurando o ovário e aspirando o líquido dos folículos, onde os óvulos estão contidos. 

Após esse processo, os especialistas irão conferir se está tudo certo. Estando, a fecundação dos óvulos aspirados acontecem. Duas semanas após os embriões terem sido inseridos no útero materno, a receptora fará um exame para comprovar o sucesso do procedimento. 

Como funciona o processo de doação de óvulos? 

O procedimento de doação de óvulos é sigiloso. (Imagem: Ridofranz/iStock)

No Brasil, qualquer mulher entre 18 e 35 anos pode ser doadora de óvulos. Basta que seja saudável, não possua nenhuma alteração genética e nem seja portadora de alguma doença transmissível. 

Além disso, também há a possibilidade de ser feita uma doação de óvulos compartilhada. Trata-se da oportunidade da doadora ter desconto no valor da realização de seu próprio tratamento de fertilização in vitro. Esse desconto pode chegar até 50% do valor do procedimento! 

Há ainda outra possibilidade da doação compartilhada: a receptora da doação arca com metade dos custos do tratamento da doadora, caso esta esteja em tratamento de reprodução assistida com seus próprios óvulos. 

Quem pode receber a doação de óvulos

Muitas pessoas podem ter seu sonho realizado através da doação de óvulos. (Imagem: g-stockstudio/iStock)

No início desta publicação, mencionamos alguns perfis de pessoas que buscam realizar seus sonhos por meio da doação de óvulos, como mulheres com mais de 40 anos com dificuldades para engravidar e casais homoafetivos que sonham em ser pais.

No caso do primeiro grupo mencionado, o motivo se deve ao fato de que mulheres com essa faixa etária tendem a ter mais dificuldade para engravidar e até mesmo já podem ter entrado na menopausa

No caso dos casais homoafetivos masculinos, há a necessidade de que os óvulos sejam fecundados e gerados no útero de uma mulher. O processo é chamado de útero de substituição, vulgarmente conhecido como barriga solidária. 

E também há os casos de mulheres com quadros de falência ovariana, que já passaram por diversos abortos ou que possuam doenças genéticas vinculadas ao óvulo. Mulheres com esses perfis também podem receber a doação de óvulos. 


Agora você sabe mais um pouco sobre a doação de óvulos. E caso você esteja cogitando ser doadora ou pretende se beneficiar de uma doação, desejamos toda sorte deste mundo a você! Esta é uma decisão muito importante e sem dúvida alguma, transformadora.