Entenda o que são os exames de rastreamento

Os exames de rastreamento, como o Papanicolau e a Mamografia, são muito importantes e devem fazer parte da rotina das mulheres.

Letícia Taets | 8 de Maio de 2021 às 13:00

Vadym Terelyuk/iStock -

Os exames de rastreamento são realizados em pessoas assintomáticas, que em geral estão bem, na tentativa de detectar as que correm alto risco de ter um distúrbio específico no futuro. No Brasil, as mulheres podem fazer exames regulares para detecção de câncer do colo do útero e de mama nos postos de saúde.

A maioria dos exames de rastreamento tem resultado negativo e, na verdade, é preciso testar muitas pessoas até encontrar um único resultado positivo. Para que seja útil, um teste de rastreamento deve:

É bastante difícil alcançar essas metas. Não é fácil o equilíbrio entre deixar de detectar quem esteja realmente sob risco e fazer um diagnóstico exagerado do distúrbio na população-alvo, assim submetendo pessoas com teste positivo à preocupação desnecessária e a outros exames.

Leia também: 10 exames que você deve fazer regularmente

No entanto, foi demonstrado que o rastreamento de cânceres do colo do útero e de mama funciona suficientemente bem para justificar seu amplo uso.

Papanicolau

Esse exame também é conhecido como exame preventivo ou exame do colo do útero. Ele detecta alterações nas células do colo uterino que às vezes, mas não necessariamente, levam ao câncer do colo do útero.

Como se acredita que o colo do útero sofra alterações pré-malignas vários anos antes do surgimento das alterações cancerosas, esse teste de rastreamento permite identificar as mulheres sob risco de ter câncer do colo do útero e tratá-las antes do surgimento da doença.

Como funciona o papanicolau?

O exame Papanicolau é realizado no consultório do ginecologista ou no posto de saúde. Um espéculo é inserido na vagina para mantê-la aberta e, depois, com uma espátula de madeira ou plástico, são colhidas algumas células do colo. Mulheres saudáveis devem realizá-lo uma vez por ano e, caso não haja problemas, depois apenas a cada 3 anos. A amostra de células é “esfregada” sobre uma lâmina de vidro e enviada para análise microscópica. A paciente recebe o resultado por escrito em alguns dias.

Cerca de uma em cada dez mulheres é convidada a retornar para fazer outros exames. Existem várias razões possíveis para isso.

Atualmente, vários novos métodos estão sendo cogitados para aumentar ainda mais a precisão do programa de exames de rastreamento do colo do útero, entre eles o teste para detecção do papilomavírus humano (HPV) no colo do útero. A presença persistente de alguns tipos desse grupo de vírus é o principal fator de risco para câncer do colo do útero.

Mamografia

O rastreamento por mamografia utiliza uma imagem radiográfica de cada mama para pesquisar a existência
de alterações características indicativas de um tumor incipiente. Se há alterações suspeitas, recorre-se a outros exames, entre os quais a ultrassonografia e a aspiração com agulha fina, a fim de obter uma confirmação para o diagnóstico.

A menos que exista histórico familiar (com parentes em primeiro grau) de câncer de mama, recomenda-se a realização de mamografia a partir dos 50 anos de idade, preferencialmente uma vez a cada dois anos.

O que ocorre no ambulatório de Ginecologia

Dependendo dos sintomas e dos achados no exame físico, o médico solicita um ou mais destes exames: