Gastrite: causas, sintomas e tratamentos

A gastrite é uma doença que causa a inflamação do revestimento do estômago. Saiba mais sobre esse mal e o que fazer para curá-lo.

Arman Neto | 29 de Março de 2021 às 16:00

ipopba/iStock -

A gastrite é uma doença que causa a inflamação do revestimento do estômago. Podendo ser aguda (quando sua duração é mais curta) ou crônica (quando mais prolongada), a doença tem como sintoma mais característico a dor na parte superior do abdômen.


Atenção:
Esta publicação tem o objetivo de compartilhar informações sobre a gastrite para que você fique mais informado sobre esta doença. Mas lembre-se: nunca se automedique e sempre procure um médico quando notar algo errado com a sua saúde.


Quais as causas da gastrite?

Dentre as causas mais comuns da gastrite, está a infecção pela helicobacter pylori, sendo também a maior responsável pela sua cronicidade. 

Segundo publicação da Revista de Ciências Médicas e Biológicas da UFBA, a “helicobacter pylori é uma bactéria gram-negativa que infecta a mucosa do estômago, provocando afecções localizadas de gravidade variável, tais como gastrite, úlceras pépticas e câncer de estômago”.

Leia também: Como prevenir ou aliviar transtornos do estômago

Ainda de acordo com a pesquisa, a gastrite é uma consequência presente em quase todos os indivíduos infectados pela helicobacter pylori e, apesar de muitos hospedeiros permanecerem assintomáticos, há a possibilidade de quadros mais graves. Além disso, uma alimentação descuidada, o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas e o alto nível de estresse são fatores que colaboram para o desenvolvimento da doença. 

Outra coisa que pode originar a gastrite é o uso frequente de anti-inflamatórios. O que nos leva a aquela velha questão: não se deve fazer uso de medicamentos sem prescrição médica. 

Leia também: Hepatologista alerta sobre o uso indiscriminado de medicamentos e explica o que é a hepatite medicamentosa

Sintomas da gastrite

A gastrite é caracterizada por uma dor forte na parte superior do abdômen. (Imagem: globalmoments/iStock)

Conforme já foi mencionado, o sintoma mais característico da gastrite é a dor na parte superior do abdômen. Entretanto, há outros sinais que podem indicar o problema: 

Gastrite nervosa: mito ou verdade?  

Embora popular, a gastrite nervosa não existe. (Imagem: PIKSEL/iStock)

Embora o termo “gastrite nervosa” seja bastante difundido, ela simplesmente não existe. Costuma-se utilizar essa nomenclatura para quando pessoas que passaram por forte situação de estresse e que apresentam sintomas típicos da doença, mas ela não é confirmada nos diagnósticos.

Segundo um trabalho publicado na Revista de Patologia de Tocantins, é “seguro concluir que a expressão conhecida popularmente como ‘gastrite nervosa’ não encontra lugar na literatura científica.” 

Ainda segundo o mesmo artigo, “considerando-se os elementos que justificam a existência dos mitos, parece razoável admitir que realmente a ‘gastrite nervosa’ está inserida neste contexto, pelo fato de ligar-se muito mais ao imaginário do que a ciência das nosologias”.

Como é feito o diagnóstico?

É importante ter em mente que sentir dores no estômago eventualmente não significa gastrite. Entretanto, a persistência dos sintomas deve ser tratada como um alerta. Esse é o sinal de que algo não está bem e é hora de procurar um médico.

O diagnóstico da doença pode ser feito de algumas maneiras: a partir dos sintomas do paciente, a partir de exames para detectar a presença da bactéria helicobacter pylori no estômago, que podem ser feitos por exame de sangue ou teste respiratório e por meio da endoscopia. 

Como é o tratamento? 

Durante o tratamento da gastrite é importante evitar comidas gordurosas. (Imagem: AndreyPopov/iStock)

O tratamento da gastrite vai depender bastante da causa da doença. Mas uma coisa é certa: haverá a necessidade da adequação alimentar. Primeiro, para aliviar o mal-estar causado por ela, e depois para que a cura seja mais rápida. Você também pode dar uma olhada em algumas dicas que demos para você aliviar dores de estômago e outros desconfortos gastrointestinais com o que você tem na despensa.

Em alguns casos o tratamento medicamentoso com antiácidos e antibióticos é necessário. Caso isso ocorra, o médico responsável pelo atendimento do paciente prescreverá a droga mais adequada para o caso em questão. 

Isso abre espaço para reforçarmos: para o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou profissional da saúde capacitado.