Janeiro Branco: conheça 8 podcasts sobre saúde mental

Confira uma lista com podcasts sobre saúde mental para você ouvir e compartilhar no mês da Campanha Janeiro Branco!

Ana Luiza Vasconcelos | 12 de Janeiro de 2021 às 14:00

asiandelight/iStock -

O início de um novo ano é sempre uma boa época para renovar as energias e esperanças para encarar as dificuldades da vida. Com a virada do ano, é comum que as pessoas reflitam sobre seus sonhos, metas e qualidade de vida. E é justamente por ser um mês de reflexão que o primeiro mês do ano é dedicado aos temas relacionados à saúde mental.

Por conta da pandemia, a Campanha Janeiro Branco deste ano está um pouco diferente. Como o distanciamento social ainda se faz necessário, é preciso adaptar-se a essa nova realidade e utilizar as redes sociais e outros recursos tecnológicos disponíveis como lives, videoconferências e podcasts para podermos continuar debatendo um tema tão importante quanto a nossa saúde mental.

Leia também: Como os exercícios físicos contribuem para a saúde mental

Com o objetivo de disseminar informação e dados sobre saúde mental, nós preparamos uma lista com 9 podcasts sobre saúde mental para você ouvir e compartilhar!

1. Psicocast

Imagem: Reprodução/Fiocruz

Lançado pela Fiocruz, esse podcast é mais voltado para profissionais da área da saúde e conta com a participação de pesquisadores e docentes da área. O Psicocast conta com episódios diários sobre situações do cotidiano desses profissionais da saúde e suas equipes, além de responder dúvidas de alunos do curso de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19 que teve mais de 70 mil profissionais inscritos em todo o país.

O Psicocast está disponível nas plataformas Spotify e Deezer.

2. Entrementes

Imagem: Reprodução/Spotify

Produzido pelo portal do médico Drauzio Varella, o podcast Entrementes tem como objetivo falar sobre questões psiquiátricas e abordar essas questões de forma bem transparente e sem os estigmas, preconceitos e estereótipos que os cercam.

Os episódios do Entrementes estão disponíveis no Youtube, no canal do médico.

3. Estamos Bem?

Imagem: Reprodução/@estamosbempod

Dois jornalistas, Bárbara dos Anjos e Thiago Theodoro, falam sobre saúde mental em um bate papo aberto e bem humorado. Um espaço para você se sentir confortável como se estivesse em uma mesa de bar conversando e refletindo sobre o assunto. O tom do podcast deixa o ouvinte mais à vontade para explorar o autoconhecimento. Em Estamos Bem?, os jornalistas abordam várias questões, inclusive pessoais, e debatem sobre metas, resiliência, terapia, frustração, vocação, gestão de tempo e muito mais.

O podcast Estamos Bem? pode ser encontrado no Spotify e no Apple podcasts.

4. Esquizofrenoias

Imagem: Reprodução/Spotify

Indicado pelo APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como Melhor Podcast em 2019, o Esquizofrenoias é comandado pela repórter Amanda Ramalho que convive com questões de saúde como depressão, ansiedade social e transtorno bipolar desde muito nova. Ela aborda de maneira leve, natural e sem tabu vários assuntos sobre saúde mental.

O Esquizofrenoias está disponível no Spotify.

5. Bom dia, Obvious

Imagem: Reprodução/Spotify

Marcela Ceribelli, CEO e diretora criativa da plataforma de conteúdo voltada para mulheres, Obvious, conversa com convidados sobre diferentes temas atuais e relevantes em nosso cotidiano. Geralmente os podcasts têm como foco a saúde mental como: a síndrome do impostor, autossabotagem, entre outros.

O podcast bom dia, obvious está disponível no Spotify.

6. É nóia minha?

Imagem: Reprodução/Spotify

Nesse podcast, a roteirista e escritora Camila Fremder fala sobre suas “nóias” com seus convidados que, por sua vez, também dividem suas próprias loucuras. É nóia minha? é um podcast muito bem humorado que aborda principalmente aqueles pensamentos absurdos que nós temos e tiram nossa concentração ao longo do dia e, muitas vezes, não têm nem motivo para serem pensados. Aborda temas como: procrastinação, relacionamentos conflituosos, distúrbios alimentares e inseguranças.

O podcast pode ser encontrado no Spotify.

7. Jornada da Calma

Imagem: Reprodução/Spotify

Com um ambiente bem zen, Helena Galante convida e entrevista pessoas que ela acha inspiradoras para compartilhar suas histórias. Geralmente histórias de superação e resiliência com a intenção de consolar e trazer serenidade para o dia a dia dos ouvintes.

O podcast Jornada da Calma está disponível no Spotify.

8. Para dar nome às coisas

Imagem: Reprodução/Spotify

A jornalista e escritora Natália Sousa dedica-se a criar um espaço bem aconchegante e aberto, estilo mesa de bar, para abordar assuntos e situações que todos já se depararam. Entre eles estão: insatisfação, medo de sentir, como lidar com expectativas, apego, medo de ser julgado e etc.

O podcast está disponível no Spotify.