Parabenos: médica explica o que são e se você deve mesmo evitá-los

Talvez em algum momento de sua vida você já tenha ouvido falar que os parabenos trazem malefícios à sua saúde e que, portanto, você deve evitá-los. E

Julia Monsores | 14 de Junho de 2021 às 11:00

Gam1983/iStock -

Talvez em algum momento de sua vida você já tenha ouvido falar que os parabenos trazem malefícios à sua saúde e que, portanto, você deve evitá-los. E assim, deve sempre checar o rótulo de seus cosméticos antes de comprar cremes, shampoos e outros produtos.

Mas afinal, o que são os parabenos? E eles realmente fazem mal? Para explicar esse cenário, conversamos com a Dra. Kate Koetz, da clínica For All Group de São Paulo. Continue acompanhando para saber mais!

O que são parabenos?

Imagem: iStock

Muito se fala sobre os parabenos, e do “mal” que eles fazem à pele. Inclusive, muitas pessoas já optam por utilizar produtos sem essas substâncias — como é o caso da atriz Suzanna Freitas, que revelou que prefere produtos de beleza veganos e sem parabenos.

Mas será que eles são realmente os vilões? 

“Os parabenos são muito utilizados em cosméticos, pois formam uma família de conservantes químicos super eficazes em muitas fórmulas e também é um conservante mais barato e acessível, por isso são tão usados em cosméticos e ainda é a maioria dos conservantes utilizados nos mercados. Eles são usados principalmente para eliminar micro-organismos como fungos e bactérias”, explica a Dra. Kate Koetz.

Talvez você deva estar se perguntando: “mas se tudo que foi citado diz respeito a coisas boas, por que crucificam os parabenos?” De acordo com a médica, essa repercussão negativa foi gerada a partir de visões equivocadas de pesquisas e estudos científicos que acabaram se espalhando pela boca do povo.

“A raiz dessa repercussão foi um estudo que encontrou parabenos em tumores de mama, porém, contudo e todavia, não existem nenhuma evidência de que foram os parabenos que causaram os tumores e atualmente, também não há nenhuma evidência científica de que os parabenos causam mal à saúde. Porém, há só uma ressalva: há pessoas que são alérgicas a essa substância, portanto vá ao médico e verifique se você não é uma delas. “, explica.

Os principais tipos de parabenos são:⠀

Concentração permitida pela Anvisa

Imagem: torwai/iStock

Tanto a Sociedade Americana de Câncer (ACS) quanto a Agência Internacional pelo Estudo do Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que não há fundamentos suficientes para associar os parabenos a maior chance de desenvolvimento de câncer.

“Eles funcionam melhor dependendo das situações, às vezes estarão juntos para funcionarem melhor. A penetração dos parabenos na pele é mínima. A quantidade de uso é bem rígida aqui no Brasil, a Anvisa permite 0,4% de cada parabeno e no máximo 0,8% de parabeno total em um produto cosmético”, explica a médica, que acrescenta que é por isso que eles são considerados seguros para serem utilizados em cosméticos.

“Inclusive são usados em medicamentos e alimentos também, pois são super eficientes e estáveis. Porém, quem decide se vai utilizar produtos que contém essa substância é você, mas lembre-se de não demonizá-los e espalharem o terrorismo cosmético pela internet”, conclui.


Fonte: Dra. Kate Koetz, formada em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil, pós graduada em terapia intensiva pelo Hospital Albert Einstein, dermatologia, estética e cosmetologia pela Unifesp. Atua na clínica For All Group, em São Paulo.