Remoção de tatuagem: o que você precisa saber antes de fazer?

Fez uma tatuagem e se arrependeu? Calma! É possível fazer a remoção tatuagem com laser, um processo minimamente invasivo. Confira!

Julia Monsores | 19 de Abril de 2021 às 17:00

dimid_86/iStock -

Se antigamente existia um forte preconceito com as tatuagens, hoje em dia é difícil encontrar alguém que não traga nenhuma no corpo, nem mesmo uma pequena e delicada em um lugar mais escondido. No entanto, essa facilidade em fazê-las pode gerar também um arrependimento e a vontade de tirá-las depois. Nesses casos, os procedimentos de remoção de tatuagem são de grande auxílio.

Quem acha que tatuagem precisa ser para vida toda está enganado. Conheça os melhores procedimentos disponíveis para remover a sua tatuagem com segurança e eficácia.

Como é feita a remoção da tatuagem?

Assim como a facilidade que hoje temos para realizar tatuagens, os processos de remoção também evoluíram muito. E assim, se tornaram bem mais acessíveis. A remoção de tatuagem pode ser feita com a dermoabrasão (uma espécie de lixa que raspa a pele); cirurgia plástica ou com lasers.

A remoção de tatuagens com laser, geralmente, são as mais utilizadas. E isso porque essa é a técnica menos invasiva, mais eficaz e que não costuma deixar manchas. A remoção de tatuagens com laser promove a quebra das moléculas de pigmento, e depois os expulsam através do sistema linfático.

Para isso são realizadas algumas sessões (a quantidade varia dependendo do tamanho), que vão clareando a tatuagem aos poucos até não restar mais pigmentos. No entanto, é importante ter em mente que esse é um processo relativamente demorado. E isso porque o intervalo entre as sessões costuma ser de 40 a 60 dias, sendo necessária, geralmente, realizar de 8 a 10 sessões para a completa remoção.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a dor nesse processo de remoção de tatuagens com lasers. Como são realizados pequenos disparos do laser na pele, é possível sentir uma leve queimação e incômodo. No entanto, considerando que a dor é um processo individual, não é possível afirmar se dói ou não.

Mas o lado bom? Quanto menor for sua tatuagem, menos tempo demorará a sessão, que costuma variar de 5 a 30 minutos. E além disso, também podem ser usados cremes anestésicos e aparelhos que emitem ar gelado na pele e minimizam o desconforto.

Tatuagens feitas em mais camadas costumam doer mais para serem retiradas, enquanto que tatuagens mais superficiais doem menos.

Quais tatuagens podem ser removidas?

Imagem: Joyce Grace/iStock

Sabe aquela tatuagem mal feita, com defeitos ou que já não te agrada mais? Você não precisa levá-la no corpo por toda a vida. É possível remover tatuagens de diversos tamanhos, assim como pretas ou coloridas. No entanto, a eficiência do resultado depende da cor da sua tatuagem e do local onde ela está.

Tatuagens com tons mais escuros são mais facilmente eliminadas, enquanto cores mais claras — como amarelo e azul — saem com mais dificuldade.

Além disso, regiões que apresentem maior exposição ao sol, como braços e mãos, são mais difíceis de apagar. E assim, necessitam de mais sessões para um resultado eficaz.

Caso o seu arrependimento tenha batido logo após realizar a tatuagem, saiba que ainda não será possível removê-la. E isso porque você deve esperar a total cicatrização antes de fazer a remoção (cerca de 60 dias). Tatuagens mais antigas também saem com mais facilidade.

Como fica a pele depois da remoção da tatuagem?

Imagem: Albina Gavrilovic/iStock

O laser costuma deixar apenas uma leve alteração na coloração da pele. Geralmente, em tons mais esbranquiçados ou apenas uma leve sombra do desenho. Com a renovação das células, no decorrer dos meses, essa sombra tende a sumir e o aspecto da pele normalizar.

Para que o procedimento traga os melhores resultados, é importante seguir uma série de cuidados antes e depois da retirada da tatuagem, como por exemplo:

Contraindicações

Há casos em que a remoção de tatuagem não é recomendada, como por exemplo em pessoas que estejam:

Há algum tempo atrás pessoas de pele morena e negra não podiam realizar a remoção de tatuagens. Mas com o avanço das tecnologias dos lasers, hoje em dia já é possível.

Quanto custa a remoção de tatuagem?

Imagem: damiangretka/iStock

Muitas pessoas ainda têm dúvidas também quanto custa para remover uma tatuagem. O preço varia muito, dependendo da região em que você esteja, do profissional que escolha para fazer e do tamanho da tatuagem. Mas hoje em dia, com os avanços tecnológicos, já está muito mais acessível.

No entanto, é provável que o custo para remover sua tatuagem seja mais alto do que o custo de fazê-la, por isso a recomendação de pensar bem antes de escolher qual desenho ou frase irá tatuar ainda é importante. E além disso, certifique-se de fazer em um local de confiança, e desconfie de preços muito abaixo dos cobrados pelos concorrentes.

Leia também: 80 fotos de tatuagens femininas para você se inspirar