Rinoplastia: o que você precisa saber antes de fazer a sua?

Médico explica o que é a rinoplastia e elenca todas as informações que você deve saber antes de realizar sua cirurgia!

Julia Monsores | 23 de Fevereiro de 2021 às 13:30

iStock -

Assim como a lipoaspiração e o implante de silicone, a rinoplastia é um dos procedimentos estéticos mais realizados em todo o Brasil. Feito com objetivo estético, caso de quem deseja alterar a forma do nariz, ou de saúde, por questões de respiração, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a cirurgia, apesar de sua crescente popularidade.

Por isso, conversamos com o Dr. Guilherme Scheibel, otorrinolaringologista com atuação exclusiva em rinoplastia. O médico trouxe diversas informações relevantes para quem pensa em fazer a cirurgia.

Por isso, confira a matéria até o final e tire todas suas dúvidas!

O que é a rinoplastia?

A rinoplastia é comumente associada à correção do nariz de batata, mas também pode ser feita por motivos de saúde. (Crédito: peakSTOCK)

Feita por motivos estéticos ou respiratórios, a rinoplastia é uma cirurgia realizada na estrutura nasal que altera sua forma. Dados indicam que são as mulheres que costumam fazer com mais frequência. E a faixa etária predominante varia de 19 a 34 anos de idade.

Mas apesar de ser amplamente realizada no Brasil — o país lidera o ranking em todo o mundo –, não raras vezes encontramos pessoas arrependidas depois de terem realizado um procedimento mal feito.

“A rinoplastia é uma cirurgia que está longe de ser simples (de fato é a cirurgia plástica mais complexa que existe) e há muita tecnologia envolvida. Por isso, é importante buscar sempre um cirurgião experiente, com um bom senso estético e que te passe segurança e confiança”, indica Dr. Guilherme. 

O médico ressalta a importância das consultas pré-operatórias, quando o médico deverá solicitar alguns exames para averiguar contraindicações.

Os benefícios da rinoplastia são apenas estéticos?

Crédito: Georgiy Datsenko

Mas para quem pensa que a rinoplastia tem apenas como intuito a mudança do aspecto visual do nariz está equivocado. Para além de afiná-lo, ou levantá-lo, esse procedimento também visa correção de funções respiratórias.

“Os cirurgiões podem corrigir funções respiratórias, como desvio do septo nasal e tratamento dos cornetos nasais, geralmente em quem tem muita rinite ou sinusite alérgica”, explica o Dr. Guilherme. 

O exemplo do desvio de septo, citado pelo especialista, é bem comum no Brasil. O septo é uma estrutura feita de osso e cartilagem que separa uma narina da outra, como se fosse uma ‘parede’.

Com o desvio, em vez dessa estrutura ser reta, ela é desalinhada. Porém, vale ressaltar que não são todos os pacientes que precisarão de intervenção cirúrgica.

“Esse desvio só é de fato um problema quando ele interfere na respiração do paciente. Se ele sente dificuldades ao respirar, é hora de procurar um otorrino para verificar as possíveis causas e se a rinoplastia vai ser vantajosa para a pessoa”, orienta o cirurgião.

Rinoplastia: uma solução viável para quem sofre com roncos

Imagem: iStock

O procedimento também pode ser útil para quem sofre com roncos — sobretudo quando torna-se incômodo a ponto de atrapalhar a qualidade de vida do indivíduo.

Ao prejudicar o sono, o indivíduo pode manifestar sintomas de cansaço, irritação, dificuldade de raciocínio e até mesmo a perda dos reflexos.

“O ronco acontece a partir da vibração das vias aéreas, nariz e garganta, por conta da dificuldade da passagem de ar”, ele explica. “Alterações nasais, como esse tipo de obstrução, podem ser corrigidas através da rinoplastia de forma simples.”

Quanto custa uma rinoplastia?

Outra dúvida comum que encontramos é em relação ao custo de uma rinoplastia. Segundo o Dr. Guilherme, o paciente deve duvidar de valores muito abaixo do mercado, ou de cirurgiões que operam muito rapidamente.

“Conheço profissionais que marcam oito cirurgias no dia, e operam em 20, 40 minutos. Ao meu ver, é muito difícil realizar tudo que é necessário em tão curto espaço de tempo. Por isso minha dedicação é total a uma única cirurgia por dia e levo o tempo que for necessário para chegar ao limite do que consigo fazer para melhorar aquele nariz e, consequentemente, a autoestima e felicidade daquele paciente”, explica.

Vale lembrar que o valor da rinoplastia varia, também, em relação à região em que você está localizado. Mas de modo geral, é possível encontrar preços que oscilam entre R$ 1500 e R$ 4000.

Além disso, no Brasil, também é possível realizar essa operação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em casos de deformidade e doenças que afetam a funcionalidade do corpo ou traumas psicológicos.

O nariz fica artificial? 

Crédito: VladimirFLoyd

Talvez agora você esteja se perguntando se existem métodos diferentes que conferem ao nariz uma aparência mais natural. De acordo com a doutor, há.

“Em estruturações mais simples, o cirurgião sabe que normalmente a ponta do nariz se movimenta para baixo com o tempo, então a coloca em uma posição mais alta e projetada. O problema é que normalmente a ponta tem uma posição exata em que deixa o nariz bonito, e dificilmente será a posição onde ela irá se consolidar nesta técnica de estruturação mais simples. Já em estruturações com técnicas mais modernas, escolhemos exatamente a posição que queremos para a ponta, deixando-o com o formato ideal ao final da cirurgia e com poucas chances da ponta cair com o tempo”, explica Dr. Guilherme Scheibel.

Cuidados pós-operatórios

Crédito: Makalish

Assim como em qualquer outra cirurgia, alguns cuidados pós-operatórios são importantes após a rinoplastia.

São eles:

É importante seguir à risca essas recomendações para garantir bons resultados no procedimento. Caso tenha dúvidas, converse com o seu médico.

Os resultados são duradouros?

Dependendo da técnica utilizada pelo seu cirurgião, a aparência da rinoplastia pode se alterar com o tempo. E isso porque, de acordo com o Dr. Guilherme, há métodos que fazem com que os enxertos desloquem-se mais facilmente.

“Em outras técnicas, sem estruturação ou com estruturações mais fracas, realmente pode haver uma tendência maior à queda da ponta e à fragilidade da parede lateral do nariz, o que faz o resultado mudar e, em algumas vezes, necessitar de reoperação”, explica.

Mas além disso, fatores como força da cartilagem, peso da pele e outras individualidades de cada paciente, também podem provocar alterações com o tempo.

Consigo ficar com o nariz igual de uma celebridade ou de outra pessoa?

Crédito: HbrH

Mas se você pensa que é só chegar na consulta e solicitar o mesmo modelo de nariz daquela sua atriz predileta, é preciso ter cautela para não se frustrar. E isso porque nem sempre obtemos resultados 100% semelhantes.

“A face e o nariz são únicos. Assim, narizes diferem em formato, altura de início próximo aos olhos, término próximo ao lábio, largura, espessura de pele, e outra infinidade de parâmetros, além de terem que estar em harmonia com a face. Salvo os casos em que todos estes parâmetros sejam muito similares, o que é extremamente raro, os narizes invariavelmente vão ficar diferentes.