Saúde vascular na gravidez: médico alerta sobre importância do cuidado

Durante a gravidez, é importante que as mulheres tenham cuidado redobrado com a saúde vascular. Isso é o que afirma o Dr. Matheus Bertanha,

Julia Monsores | 26 de Fevereiro de 2021 às 16:00

Crédito: Zinkevych -

Durante a gravidez, é importante que as mulheres tenham cuidado redobrado com a saúde vascular. Isso é o que afirma o Dr. Matheus Bertanha, cirurgião-vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

Leia também: 18 sintomas que podem indicar gravidez

“Na gestação, ocorre uma elevação significativa dos níveis hormonais. Entre eles a progesterona, estrogênio, gonadotrofina coriônica humana (hCG) e o hormônio lactogênio placentário (hPL). Cada um desses hormônios têm uma função para a progressão da gestação e sua manutenção. Mas, para o sistema venoso, isso acarreta uma dilatação das veias do organismo, tornando-as mais complacentes e volumosas, que aumentam com o decorrer da gestação e causam inchaço, cansaço, dor tipo peso, vasinhos e veias aparentes (varicosas ou não) e sensação de queimação nas pernas”, explica.

Sistema venoso em foco na gestação

Imagem: iStock

As alterações que ocorrem no corpo, durante esse período, refletem na saúde em todos os aspectos, inclusive na circulação sanguínea e, principalmente, no sistema venoso. 

Desse modo, é comum observar alguns sintomas — como inchaço, surgimento e a piora de varizes. Além disso, em casos mais graves, a gestante também pode desenvolver a trombose venosa profunda (TVP), apesar de a incidência ser mínima.

A preocupação é ainda maior a partir do sexto mês de gravidez, quando há um maior crescimento do bebê e da extensão abdominal. Assim, pode ocorrer uma piora no retorno venoso da gestante, com o útero comprimindo a veia cava e causando uma intensificação dos sintomas de inchaço e dor.

Fatores de riscos gestacionais:

Desse modo, o especialista explica que fatores como o histórico de trombose venosa profunda e antecedente pessoal para a ocorrência de abortos repetidos devem ser avaliados durante o acompanhamento gestacional.

Além disso, outros precedentes também podem influenciar negativamente na qualidade de vida da gestante.

Como por exemplo:

O que fazer com os vasinhos que surgem na gravidez?

Crédito: Med-Ved

Muitas mulheres, preocupadas com a aparência, recorrem a medicamentos e procedimentos para controle dos vasinhos. No entanto, durante a gravidez, eles podem ser perigosos — tanto para o bebê quanto para a mãe.

Por isso, é essencial realizar o acompanhamento com um angiologista ou cirurgião vascular, de modo a obter a melhor solução para seus vasinhos ou varizes.

Desse modo, o médico será capaz de identificar um tratamento viável – como o uso de meias elásticas para controlar a vasodilatação dos membros inferiores, pernas e pés.

“É importante que a gestante entenda que os tratamentos mais definitivos para os vasinhos e varizes devem esperar a gestação terminar, para também o organismo voltar ao seu estado hormonal não gravídico”, aconselha.

Já no caso de tratamentos para a trombose venosa profunda, o Dr. Bertanha explica que pode ser necessário o uso de medicamentos específicos. No entanto, esses não apresentam riscos para o feto ou para a mãe. Porém, é imprescindível um acompanhamento médico rigoroso.

A importância dos exercícios físicos para a saúde vascular na gravidez

Imagem: iStock

Se você está grávida, saiba que a prática de atividades físicas, de intensidade leve à moderada, pode ser muito benéfica para a sua saúde. E isso porque eles ajudam o equilíbrio da circulação periférica.

“Mulheres grávidas devem ficar atentas para sinais de alerta, como: falta de ar persistente, tonturas, dor no peito, contrações regulares e dolorosas, sangramento ou corrimento vaginal, que devem indicar a suspensão imediata das atividades físicas e uma consulta ao ginecologista”, conclui.

Para colher os benefícios, realize ao menos três vezes na semana, sob orientação médica.