Suplementos para pets: eles realmente precisam?

Médica veterinária explica como suplementos para os pets podem auxiliar no fortalecimento da imunidade e na saúde geral dos animais.

Julia Monsores | 29 de Janeiro de 2021 às 13:00

Imagem: Chalabala/iStock -

A demanda por escolhas alimentares mais saudáveis para os animais tem gerado, também, uma busca por suplementos para os pets.

Com diversos benefícios comprovados, que vão desde a melhora no sistema digestivo até pelos mais brilhantes e firmes, esses suplementos complementam a alimentação dos animais — sobretudo dos adeptos de uma alimentação mais natural.

Afinal, mesmo com alimentos saudáveis no dia a dia, os animais precisam de alguns nutrientes que podem não estar presentes normalmente nessa alimentação.

De acordo com a veterinária Bruna Saponi, da DrogaVET, não há restrição para o uso de suplementos para os pets.

“Todos os tipos de pets podem fazer uso de suplementações para aprimorar o funcionamento orgânico e estimular o sistema imunológico, como é o caso, por exemplo, do ômega 3, que deve ser fornecido à todos os cães e gatos desde filhotes”, explica.

O que são os suplementos para pets?

Imagem: Chalabala/iStock

De acordo com dados da Associação Brasileira de Indústria de Alimentos (ABIAD), desde de 2015 o consumo de suplementos alimentares no Brasil aumentou 10% e há, no mínimo, uma pessoa consumindo esse tipo de produto em 59% dos lares brasileiros.

O que podemos observar é que essa procura por um estilo de vida mais saudável tem crescido também no campo da alimentação dos animais.

Segundo a médica veterinária Bruna Saponi, atualmente as pessoas têm tido maior consciência acerca das escolhas alimentares dos pets.

“Vivemos uma era em que há uma maior preocupação das pessoas com a saúde e com o esporte, e isso faz com que os tutores também pensem com mais assiduidade na saúde, bem-estar e qualidade de vida de seus animais de estimação”, comenta Bruna.

Mas antes de escolher os suplementos para seu pets, é importante analisar, em conjunto com seu médico veterinário, qual é o mais indicado para o seu amiguinho de quatro patas. Além disso, é preciso ter atenção à posologia, uma vez que o excesso pode gerar malefícios à saúde deles.

Suplementos ou nutracêuticos?

Imagem: Melpomenem/iStock

Antes de mais nada, a veterinária Bruna explica que é importante fazer uma distinção entre suplementos e nutracêuticos.

E isso porque apesar de nutracêutico ser um tipo de suplemento, ele contém um composto bioativo proveniente dos alimentos; e em doses superiores aos encontrados nos alimentos originários. Já os suplementos nem sempre têm esse composto bioativo.

“A suplementação alimentar é o gênero da qual fazem parte os nutracêuticos; os complementos alimentares; os suplementos de vitaminas e minerais e os alimentos funcionais. Já os nutracêuticos são manipulados e contêm um ou mais ingredientes biologicamente ativos oriundos de alimentos naturais, que foram isolados ou purificados, tais como: vitaminas, minerais e ômega 3, reunidos e comercializados sob forma de medicamento”, explica.

Benefícios dos suplementos para os pets

Imagem: iStock

Os suplementos alimentares para os animais de estimação têm a função principal de impulsionar o sistema imunológico. E desse modo, por meio de seus compostos manipulados em laboratório, estimulam a saúde do animal. Sobretudo daqueles mais idosos ou com carências nutricionais.

Eles atuam, por exemplo:

O fortalecimento do pelo dos animais de estimação também é uma das preocupações recorrentes por parte de seus tutores. E de acordo com a veterinária Bruna, há muitos suplementos para pets que auxiliam nesse processo. Assim como na melhora da digestão.

“Aliar o uso dos nutracêuticos à alimentação pode auxiliar na digestão dos alimentos, como é o caso da Bromelina, enzima presente no abacaxi que auxilia na digestão, ou o uso da planta espinheira santa, que atua como antiácido, mas vale informar que não são todos que possuem essa função digestiva”, explica a especialista.

Vantajoso principalmente para raças predispostas a doenças

Imagem: Chepko/iStock

No caso de raças de animais que já tenham predisposição a determinadas doenças, os suplementos alimentares também podem auxiliar retardando ou evitando o surgimento desses quadros.

“Um exemplo é a daschund (apelidado de cachorro salsicha), que tem propensão a apresentar problemas ortopédicos. Muitas vezes, em consultas, recomendamos suplementos de colágeno para eles”, afirma Bruna.

No entanto, a veterinária ressalta que a matéria-prima, os compostos bioativos e a posologia adequada aos animais só devem ser recomendadas e prescritas por um veterinário.

“A prescrição de substâncias benéficas, associadas em manipulado específico para cada caso, terá um resultado melhor se a alimentação for de qualidade e adequada às necessidades nutricionais do animal, promovendo um funcionamento orgânico melhor e, consequentemente, aprimorando a saúde”, conclui.