Testes de gravidez caseiros são confiáveis?

Confira os testes de gravidez caseiros mais populares, suas histórias e os testes mais indicados e confiáveis segundo os médicos.

Thayane Maria | 18 de Junho de 2021 às 13:00

metamorworks/iStock -

É normal ter dúvidas ou sentir aquele frio na barriga após uma relação sexual sem proteção. Por isso, é compreensível que muitas mulheres acabem optando por realizar testes de gravidez caseiros.

Mas os testes caseiros para gravidez não tem nenhuma comprovação científica sobre a veracidade dos resultados. Inclusive, a medicina explica por que eles não são confiáveis.

Apesar disso, as crenças e tradições populares ainda mantêm a fama dos testes caseiros por gerações.

O mais preciso teste de gravidez

O exame de sangue de beta hCG é o teste de gravidez mais confiável segundo os médicos. (Imagem: jarun011/iStock)


O teste de gravidez mais confiável é o beta hCG. Ele é feito através do exame de sangue, que indica a quantidade do hormônio hCG presente no organismo. Além da eficácia cientificamente comprovada, ele também é o teste de gravidez de resultado mais rápido, e pode ser feito a partir do 8º dia depois de ter tido a relação.

Leia também: Baby blues ou depressão pós-parto? Entenda a diferença

Entretanto, os testes de farmácia são testes de gravidez mais populares! A praticidade é um dos motivos pelos quais existem tantas marcas e tamanha procura.

Mas é importante aguardar pelo menos 1 semana após o atraso da menstruação. Do contrário, os testes de farmácia podem apresentar um falso negativo.

A origem dos testes de gravidez caseiros

Para o teste de farmácia ser eficaz, ele deve ser feito a partir do sétimo dia após o atraso menstrual. (Imagem: jarun011/iStock)

Apesar da má fama na comunidade científica, os testes caseiros de gravidez ainda fazem parte do imaginário popular. Esses testes existem há cerca de 3.000 anos, sendo os primeiros datados do Egito Antigo. Apesar de alguns terem tido a sua importância histórica, a maioria beirava o absurdo.

Leia também: Varizes na gravidez? Médico explica se deve ser uma preocupação

No entanto, o mais comum era o teste do enjoo, que é um sintoma comprovado de gravidez. Se uma mulher apresentasse os sintomas de vertigem, dor de cabeça, repulsa por alguns alimentos ou vômito a partir do décimo dia após a relação sexual, ela estaria grávida.

Até hoje, muitas mulheres sentem enjoo nos primeiros 20 dias da gravidez, um sintoma que pode se prolongar até o fim do primeiro trimestre da gestação.

Enjoo e náuseas são os sintomas mais comuns em uma possível gravidez. (Imagem: nensuria/iStock)

Nos séculos da era moderna, mas ainda com pouco avanço científico e com o domínio político e cultural exercido pela Igreja, o papel das mulheres era mais submisso, e isso restringia muitas informações que chegavam até elas.

Leia também: Infecção urinária na gravidez pode trazer riscos ao bebê

Geralmente, descobrir uma gravidez era uma tarefa da mãe ou avó, consideradas detentoras de sabedoria ancestral, compartilhada apenas entre as mulheres da família e sem base científica.

Por isso, é muito comum ouvirmos as historias sobre os testes caseiros de gravidez contados por pessoas mais velhas. Conheça alguns deles!

Teste de gravidez do vinagre

Esse teste foi criado a partir da premissa de que o PH da urina de uma mulher grávida é mais neutro do que o de uma mulher que não está grávida. Assim, quando o vinagre, cujo PH é muito ácido, entra em contato com a urina, pode resultar em uma alteração de cor, indicando gravidez.

Veredito científico: Mas a verdade é que não é regra que o vinagre mude de cor quando entra em contato com alguma substância com PH mais neutro. E, apesar das alterações hormonais da gravidez, o PH da urina continua sendo bastante ácido.

Teste de gravidez da água sanitária

Esse teste é baseado na teoria de que a água sanitária seria capaz de reagir com o hormônio hCG presente na gravidez, transformando a urina da mulher em espuma. Dessa forma, se a mistura não se convertesse em espuma, o resultado seria negativo para gravidez.

Veredito científico: No entanto, o encontro da urina com a água sanitária pode se tornar espuma mesmo em homens – o que descredibiliza completamente o teste.

Teste de gravidez do cloro

Assim como no teste de gravidez caseiro da água sanitária, com o cloro a teoria é a mesma. Se, ao misturar a urina com cloro, a substância borbulhar ou produzir espuma, o resultado é positivo para gravidez.

Veredito científico: A mudança da consistência da mistura resulta da formação de gases tóxicos, como a tricloramina e o cloreto de cianogênio, que podem formar espuma e até mudar de cor. Por isso, nada tem a ver com a presença do hormônio hCG na urina.

Teste de gravidez da pasta de dente

Nesse teste, a crença popular é que, se a mulher estiver grávida, a mistura da urina dela com pasta de dente branca (não pode ser a colorida!), haverá uma mudança de cor para o azul ou a formação de espuma.

Veredito científico: Porém, os médicos explicam que essa mudança de cor não ocorre na maioria dos casos, mesmo quando a mulher já está grávida. Além disso, a maioria das pastas de dente possui uma substância alcalina que provoca a espuma na própria escovação dos dentes.

Por isso, é normal que o encontro de creme dental com qualquer substância mais aquosa resulte em bastante espuma.

Teste de gravidez da fervura da urina

Este é o teste caseiro de gravidez mais rápido de todos! A crença é que, se ao ferver a urina, ela atingir o ponto de ebulição semelhante ao do leite, ou seja, com muitas bolhas na superfície, significa que a mulher está grávida.

Veredito científico: Os médicos explicam que é provável que a fervura da urina aconteça exatamente assim. Isso porque, ao contrário da água, a urina é uma substância que contém diversos componentes químicos que fervem de formas diferentes.

Portanto, é normal que, após a fervura, a urina se apresente dessa forma. Por isso, se considerarmos a lógica do teste, praticamente todos os resultados seriam positivos.

Lembre-se: Os médicos não indicam testes caseiros. Os testes de gravidez confiáveis e comprovados cientificamente são o exame para detectar a presença do hormônio hCG no sangue e os testes de farmácia, seguindo o procedimento de forma correta.