Tipos de cabelo cacheado: descubra qual é o seu!

Conheça todos tipos de cabelo cacheado, sua curvatura e características únicas, do ondulado ao cabelo crespo. Identifique o seu!

Thaís Garcez | 18 de Janeiro de 2021 às 09:00

jacoblund/iStock -

Engana-se quem pensa que cabelo cacheado é tudo igual. Pois existem variações de curvatura com características próprias que garantem um cabelo cheio de personalidade.

Leia também: Cronograma capilar: o que é e como fazer o seu?

Os tipos de cabelo cacheado podem ser divididos em 3 grupos, que se subdividem em mais três. Ou seja: 2A, 2B, 2C; 3A, 3B, 3C e 4A, 4B, 4C. Eles vão do fio ondulado, passando pelo cacheado e indo até o crespo.

Cada grupo tem suas particularidades, da raiz às pontas. E para nutrir e hidratar da maneira correta é preciso saber qual é o seu tipo de cacho. Então, confira o guia a seguir.

Cabelos ondulados

Imagem: LightFieldStudios/iStock

Os cabelos ondulados também são cacheados. Além disso, podem ter três curvaturas diferentes. Sua raiz é mais lisa e os fios não chegam a formar cachos arredondados, somente em forma de S.

Eles podem ser:

Cabelos cacheados

Imagem: DMEPhotography/iStock

Cachos de todos os tamanhos estão nesse grupo. Da raiz à ponta, os cachos se formam e podem ser mais abertos ou mais fechados. Em geral, tendem a ter mais frizz – e bem mais volume – e ser mais ressecados, pois a oleosidade da raiz não se espalha uniformemente.

Se dividem em:

Cabelo crespo

Imagem: NeonShot/iStock

Quem tem cabelo crespo, ou afro, já sabe que os fios precisam de cuidados especiais. Mas nem todo cabelo crespo é igual e tem as mesmas necessidades. A curvatura do fio pode influenciar na textura e também na fragilidade.

Cabelos crespos podem ser:

Vale dizer que é possível que se tenha mais de um tipo de cabelo cacheado, mas o cuidado não difere muito. O importante é saber o tipo predominante de cacho que se tem para mantê-lo sempre bonito, bem hidratado e nutrido com os produtos certos.