Unhas de gel ou de fibra de vidro? Veja diferenças dos alongamentos

Descubra quais são as diferenças entre as unhas de gel e de fibra de vidro e escolha a melhor opção de alongamento para suas unhas!

Iana Faini | 31 de Dezembro de 2020 às 19:00

iStock/marigo20 -

Unhas fortes e compridas podem ser o desejo de grande parte das mulheres, mas, por diversos motivos, nem sempre é fácil conquistá-las. Felizmente, hoje existem diversas opções para quem decidiu recorrer aos alongamentos de unhas, entre elas as unhas de gel e de fibra de vidro. Mas você sabe quais as diferenças entre cada técnica?

Confira abaixo as vantagens e desvantagens de cada uma e qual a melhor opção para você!

Mas, primeiro, é sempre bom lembrar que a saúde das unhas começa de dentro para fora. Unhas fracas, manchadas ou quebradiças podem ser indício de que sua alimentação está desbalanceada ou até sinalizar um problema de saúde. Não deixe de procurar o médico caso desconfie que algo não está bem.

Unhas de gel

A técnica das unhas de gel consiste na aplicação de um gel fino e incolor por cima das unhas naturais. O resultado, além de duradouro, é bastante natural e permite que o esmalte permaneça perfeito por mais tempo!

A aplicação, em geral, dura em torno de 2 horas, e começa com as unhas sendo limpas e lixadas para receberem o primer que evita a proliferação de fungos e bactérias sob as unhas.

Em seguida, pode-se colar uma tip (espécie de unha postiça) na ponta da unha e aplicar o gel por cima, ou moldar o gel diretamente na unha. Nesse caso, a escolha vai depender principalmente do tamanho do alongamento desejado.

Por último, é feita a secagem com uma cabine de luz ultravioleta e a esmaltação.

iStock/MoustacheGirl

Depois de prontas, as unhas de gel podem durar até 3 meses. Mas atenção: é preciso fazer manutenção a cada 15 ou 20 dias, de acordo com a velocidade de crescimento das unhas.

Unhas de fibra de vidro

A técnica de alongamento de unhas de fibra de vidro é quase igual à das unhas de gel e também garante que o esmalte dure mais tempo, sendo ideal para unhas decoradas.

A grande diferença é que as tips são substituídas por fibras de vidro que são coladas seguindo a curvatura natural da unha, o que garante mais resistência e durabilidade. O processo a seguir é o mesmo: as unhas recebem camadas de gel e são secas na cabine de luz ultravioleta.

iStock/Dmitry Kirichay

As unhas de fibra de vidro têm poucas desvantagens em relação às unhas de gel: além do preço um pouco mais salgado, é preciso tomar cuidados extras e evitar movimentos bruscos ao manusear objetos que podem enganchar nas unhas e causar acidentes dolorosos.

Além disso, a manutenção também precisa ser feita entre 15 a 20 dias.

Outros cuidados com as unhas com alongamento

Independente de qual técnica você escolher, os cuidados a seguir são fundamentais para que os alongamentos durem e permaneçam bonitos.

Lembre-se também de não tentar remover as unhas por conta própria. Diferentemente de outros tipos de unhas postiças, as unhas de gel ou de fibra de vidro precisam ser removidas com ajuda de uma lixa elétrica para não danificar as unhas naturais.

Vamos às dicas: