10 maneiras de diminuir a ingestão de gordura

Confira aqui porque é importante estar atento à ingestão de gordura e 10 dicas para reduzir seu consumo de maneira fácil.

Redação | 8 de Março de 2022 às 14:00

Mizina/iStock -

Uma grande quantidade de gordura pode estar escondida na sua dieta graças a hábitos de cozinhar e comer. Embora ninguém precise renunciar aos prazeres que ela proporciona, é necessário estar atento para não extrapolar na quantidade consumida. Confira a seguir porque é importante estar atento à ingestão de gordura e 10 dicas para reduzir seu consumo de maneira fácil. 

A gordura é prejudicial à saúde​​?

Leia também: Colesterol alto: causas e cuidados

Se formos dar ouvidos ao senso popular, a resposta seria “sim”. Porém, a verdade é que nem sempre a gordura é maléfica para a saúde e o bem-estar humano. O fato é que existem diversos tipos de gordura, essenciais para a manutenção da saúde. Em outro post, falamos mais sobre os tipos existentes e qual é o papel de cada um deles.

Agora, você pode estar se perguntando “mas, então, por que devo diminuir a ingestão de gordura​​?​​“. Acontece que esse alimento, em grandes quantidades, pode causar grandes prejuízos à sua saúde, como aumento do risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e outras.

Vale ressaltar que tudo é uma questão de equilíbrio. Você não precisa cortá-la por completo de sua vida. Basta saber consumi-la de maneira balanceada. Confira a seguir 10 dicas de como fazer isso.

Como diminuir a ingestão de gorduras

1. Escolha carnes magra

O curioso é que devemos evitar as carnes consideradas “de primeira”, pois são ricas em gordura saturada. Prefira carnes mais magras, mesmo que tidas como “de segunda” ou “de terceira”. Elas incluem os cortes bovinos e suínos dos flancos dos animais.

2. Congele e refrigere

Retirar a gordura visível da carne já elimina um bocado do tipo saturada. Para facilitar, deixe a carne no freezer por 20 minutos, pois isso a torna mais firme e a gordura dispersa fica mais visível. Ao preparar sopas, ponha o caldo na geladeira por uma noite e então retire a parte indesejada que se acumular na superfície.

3. Faça lanches saudáveis

Salgadinhos podem conter tanta gordura saturada quanto um bife. Prefira beliscar legumes picados com molho de salada.

4. Mude para os desnatados

O leite integral contém quase a metade de suas calorias sob a forma de gordura; já o desnatado quase não a tem e, portanto, contém menos calorias. Se não gostar de leite desnatado, comece com o semidesnatado e inclua o desnatado aos poucos. Nas receitas, utilize o desnatado.

5. Use recheios light no pão

Leia também: Diet e light: qual é a diferença entre esses produtos?

Experimente versões com pouca gordura (light) de margarina, requeijão e similares ou use alternativas com pouca gordura, como iogurte de frutas light, queijo cottage, mel e geleias diet.

6. Retire a pele do frango

Cerca de metade da gordura do frango está na pele, que se pode conservar durante o cozimento para manter a carne úmida, mas deve-se retirar antes de comer – sobretudo a das coxas, que contêm mais do que o dobro da gordura do peito, mesmo sem pele.

7. Tire vantagem do teflon

Por que usar margarina se as panelas antiaderentes eliminam a necessidade de gordura? Se ainda quiser untar a frigideira, use um spray de uso culinário.

8. Esqueça as frituras

Mesmo com óleos mais saudáveis, as frituras acrescentam calorias das quais se pode abrir mão. Prefira assar e grelhar, que requerem menos gordura e dão sabor a bifes, frango, peixes e legumes macios (como pimentões e berinjelas).

9. Misture as carnes

Quando as receitas pedirem carne moída, substitua a metade por carne de aves com menos gordura ou legumes picados.

10. Modifique as receitas

Ao assar alimentos como pães, bolos, tortas etc., experimente usar apenas metade da quantidade de ingredientes gordurosos (como manteiga e óleo) e substituí-los pela mesma quantidade de molho de maçã ou purê de frutas, como o de ameixas.

Leia também: 7 dicas para ter saúde a vida inteira