11 dicas simples para prevenir ou aliviar as varizes


As veias das pernas têm válvulas engenhosas que impedem o refluxo do sangue. Mas a distensão dessas veias ou o enfraquecimento dessas válvulas podem fazer com que o sangue se acumule, em vez de retornar ao coração. Essas circunstâncias provocam o surgimento das varizes, trazendo inchaço, sensação de “peso”, dor e edema nas pernas. Além de manchas na pele e o aspecto desagradável das veias dilatadas e salientes nas pernas.

A causa pode ser idade, genética, inatividade física, ocupação ou trabalho que obrigue a ficar de pé, gravidez ou sobrepeso. Mas, felizmente, as recomendações a seguir poderão proteger suas pernas e evitar o aparecimento ou agravamento de eventuais varizes.

Oleg Elkov\iStock

1. Não fique em pé se puder sentar-se

A permanência de pé durante longos períodos todos os dias aumenta em 60% o risco de aparecerem varizes. Sentar-se sempre que possível ajuda a aliviar a pressão nos vasos sanguíneos. Apoie os pés no chão ou cruze os tornozelos ao sentar-se. A posição com as pernas cruzadas nos joelhos comprime e fecha as veias, dificultando o fluxo sanguíneo.


evgenyatamanenko\iStock

2. Eleve as pernas várias vezes ao dia

A elevação das pernas impede o acúmulo de sangue. Se você já tiver varizes ou quiser preveni-las, deite-se em casa e levante as pernas acima do nível do coração, apoiando-as em almofadas ou contra a parede. Essa posição permite que o sangue vá para o coração sob a ação da gravidade, em vez de se acumular nas veias das pernas e dos pés.


vadimguzhva\iStock

3. Perca os quilos que estão sobrando

O excesso de peso sobrecarrega as frágeis veias abaixo da superfície cutânea das pernas. O sobrepeso e a obesidade aumentam o risco de varizes em até 58%, segundo um estudo escocês. Uma excelente estratégia para emagrecer é exercitar-se mais, o que também reduzirá o risco de problemas venosos.


AndreyPopov\iStock

4. Mantenha as pernas em movimento

Ficar de pé, ou mesmo sentado, o dia todo possibilita o acúmulo de sangue. Empurre-o de volta em direção ao coração sempre que puder. Como? Se estiver sentado, estique e flexione os pés para estimular a circulação. Se estiver de pé, faça o sangue se movimentar algumas vezes a cada hora, ficando nas pontas dos pés, sustentando o peso ora com um pé, ora com o outro, flexionando as pernas e caminhando sem sair do lugar.


Milos-Muller\iStock

5. Cuidado com as viagens longas

Evite ficar parado na mesma posição, por longos períodos de tempo. Em viagens longas, tente ao menos movimentar a pernas algumas vezes durante o percurso. E, no caso de viagens de ônibus ou carro, aproveite o tempo de parada para sair do veículo e andar um pouco.


Geo-grafika\iStock

6. Use meia elástica

As meias elásticas comprimem as pernas e diminuem o acúmulo de sangue. Podem aliviar a dor e o edema em caso de varizes e ajudar a evitá-las também. Consulte seu médico para conferir se são apropriadas para o seu caso.

Pesquisadores japoneses avaliaram as pernas de 20 pessoas com varizes e constataram que todos os níveis de compressão reduzem o edema, mas as meias de média e alta compressões são melhores, principalmente se você as calçar todo dia logo ao acordar.

 


LimaEs\iStock

7. Exercite as pernas mesmo que você use meia elástica

Cientistas de Hong Kong descobriram recentemente uma falha nas meias elásticas: quando voluntários caminhavam, as meias, às vezes, comprimiam com mais força as panturrilhas do que os tornozelos, o que favorecia o acúmulo de sangue em vez de evitá-lo. A conclusão dos pesquisadores: vale a pena usar meia elástica, mas também é preciso exercitar os músculos da panturrilha para manter o fluxo sanguíneo.

Além disso, o exercício físico, mesmo leve, é fundamental para prevenir outros problemas circulatórios.


turk_stock_photographer\iStock

8. Use salto baixo

O salto agulha alto pode não causar varizes, mas diminui a competência dos músculos da panturrilha no bombeamento do sangue para o coração ao caminhar, segundo especialistas do Centro Médico da Universidade de Wake Forest na Carolina do Norte.


RyanKing999\iStock

9. Massageie as pernas

Faça uma massagem de baixo para cima nas pernas pesadas. Loções com álcool e extrato de arnica são uma boa opção.

Se preferir uma loção caseira, faça uma mistura de 5 gotas de óleo de cipreste, 5 de óleo de alfazema e 5 de óleo de junípero com 50 ml de azeite.


marilyna\iStock

11. Pare de fazer força no banheiro

O esforço excessivo para defecar aumenta a pressão nas veias das pernas. Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, relatam que essa força quase duplica o risco de problemas venosos nos homens. Para tornar a evacuação mais fácil e confortável, beba bastante água durante o dia e aumente a ingestão de fibras.


isa-7777\iStock

11. Inclua os flavonoides em sua rotina

Várias pesquisas sugerem que os flavonoides presentes em alimentos como uva, maçã, cebola, brócolis e cacau e outros vegetais, ajudam a manter os vasos sanguíneos flexíveis e saudáveis.

Uma boa forma de consumi-los no dia a dia é através de chá verde e preto, que também possuem uma quantidade significativa de flavonóides.