9 dicas para alcançar o sucesso na prática de exercício

Confira 9 dicas para conquistar o sucesso na prática de exercício em casa e evitar que você entre para a estatística da desistência.

Douglas Ferreira | 8 de Julho de 2020 às 14:00

Antonio_Diaz/iStock -

De cada 10 pessoas que começam um programa de boa forma, até 7 o abandonarão em menos de seis meses. Abaixo você encontra uma lista com 9 dicas para conquistar o sucesso na prática de exercício em casa e impedir que você contribua para a estatística da desistência.

1. Comece devagar

Faça apenas uma pequena mudança de cada vez! Essa é a melhor maneira de garantir que as mudanças feitas se tornem permanentes. Assim, embora torçamos para você adotar todos os princípios que regem uma vida saudável, concentre-se em um só de cada vez. Lembre-se: você está fazendo mudanças que devem durar pelo resto da vida.

2. Evite o tédio

Essa é uma das principais razões para o abandono da prática de exercícios. Assuma o compromisso de renovar. Varie o percurso da caminhada ou pratique novas atividades para manter a rotina divertida e estimulante. Faça o caminho de sempre no sentido inverso, pedale em vez de caminhar, pare e investigue lugares ao ar livre que sempre despertaram seu interesse…

3. Cerque-se de apoio

Algumas pessoas conseguem manter a dedicação quanto têm um parceiro regular nos exercícios. Num estudo que acompanhou 309 pessoas durante dois anos, os que tinham um grupo de apoio perderam 30% mais peso do que os que fizeram dieta sozinhos.

Se encontrar alguém com o mesmo entusiasmo e que se exercite no mesmo ritmo e pelo mesmo tempo que você, maior será a probabilidade de continuar seguindo  o plano – e de se divertir pelo caminho.

4. Vista-se para o sucesso

Não é preciso gastar dinheiro com roupas especiais para exercitar-se em casa. Calças ou bermudas confortáveis e uma camiseta de material poroso servem muito bem. A roupa deve motivá-lo e deixá-lo confortável.

5. Encha o tanque

Nada é pior para tirar o prazer de uma atividade do que ficar sem energia. Água ou comida de menos podem provocar isso. Portanto, certifique-se de estar hidratado e sem fome quando começar. Se acha que vai se esforçar muito, beba um grande copo de água e faça um lanchinho saudável meia hora antes de começar. Se praticar atividades durante mais de meia hora, beba mais água a cada 15-20 minutos. Veja a nossa lista com os 20 melhores alimentos para praticantes de caminhada.

6. Adote uma nova atitude

Seja um pouco egoísta com a hora dos exercícios: marque, comprometa-se com ela e preserve-a avisando educadamente aos intrusos – inclusive cônjuge e filhos – que sente muito, mas está ocupado fazendo algo importante e o exercício é uma prioridade que você faz questão de manter. Aja assim também no trabalho. Não deixe a pressão dos colegas obrigá-lo a almoçar com o grupo de sempre quando você planejou sair para caminhar. E não se sinta culpado! Orgulhe-se das novas prioridades. Talvez não perceba, mas você servirá de modelo para a família e os amigos.

7. Comemore o sucesso

Sabemos que você está prestando atenção às suas conquistas na perda de peso e condicionamento físico. Mas, enquanto progride no caminho da boa forma, é provável que queira acompanhar o progresso diretamente ligado aos exercícios. Talvez seja bom manter um diário de exercícios para anotar as observações pessoais e acompanhar o nível de energia, as medidas do corpo, o padrão de sono ou o desempenho nos esportes – tudo o que melhoraria como resultado direto do novo padrão de atividades. Quando perceber melhoras, recompense-se!

8. Mantenha-se motivado

Metas, prêmios, inspiração, diversão e muito treinamento mental positivo podem ajudá-lo a manter o novo plano de atividade física. Há muitas maneiras de fazer isso: faça uma playlist com música animada para se divertir escutando sempre que estiver em movimento; crie um painel inspirador num quadro de avisos para expor as informações da melhora da saúde, fotos suas enquanto emagrece e outras fotos ou citações motivacionais; mantenha o tempo todo uma conversa íntima positiva consigo mesmo (“Eu posso, eu consigo!”) e expulse a conversa íntima negativa (“Não consigo”); e se presenteie com boas recompensas ao atingir pequenos degraus, como cinco dias consecutivos de caminhada ou fazer pela primeira vez uma sequência de abdominal.

9. Trabalhe a seu favor do seu corpo

Aqui no site nós já falamos da importância de respeitar o que você gosta e não gosta na hora de escolher uma atividade física; mas também é preciso respeitar as próprias limitações físicas. Por exemplo, se um problema físico lhe dificulta andar, há muitas maneiras maravilhosas de se movimentar durante 20 minutos, como nadar ou simplesmente fazer uma musculação sentada numa cadeira.

Do mesmo modo, doenças crônicas como artrite ou dor nas costas podem limitar a mobilidade. Respeite isso e encontre movimentos que você pode fazer e apreciar. O fundamental é não usar as limitações físicas como desculpa para não se mexer. Igualmente importante é aproveitar seus pontos fortes.