17 benefícios do abacate fundamentais para sua saúde





Antigo vilão da alimentação, o abacate hoje é tido como verdadeiro herói da saúde. Por ser rica fonte de gordura e caloria em excesso, a fruta age como remédio natural no organismo. Os benefícios do abacate vão desde a proteção contra determinados tipos de câncer até brilho para os cabelos.

O poder do abacate para o corpo e a mente

Pesquisas recentes apontam que o fruto é uma das armas mais eficientes contra doenças cardiovasculares, justamente por causa de suas gorduras. Apesar de todas as vantagens, o abacate deve ser incluído em equilíbrio na dieta. Não é recomendado, portanto, substituir refeições pela fruta.

ss

Para contribuir com a sua dieta, separamos 17 benefícios da fruta indispensáveis para a saúde. Confira nos slides a seguir.

Branislav Belko/Unsplash

1. Para a pele
O abacate ajuda na metabolização do colágeno — substância que dá firmeza à pele.


Thought Catalog/Unsplash

2. Efeito anti-inflamatório
Graças à vitamina E, o abacate age como anti-inflamatório natural.


nikko macaspac/Unsplash

3. Antiestresse
A fruta tem altos níveis de gordura monossaturada e potássio, que ajudam a diminuir a pressão sanguínea e combate a hipertensão derivada do estresse. Além disso, contribui para aumentar a produção de serotonina, hormônio que alivia ansiedade e estresse.


Jonathan Borba/Unsplash

4. Para musculação
Por ser rico em cálcio, o abacate tem ação direta nos ossos e articulações. Além disso, é excelente fonte de recuperação dos tecidos que revestem o músculo. Por isso, é essencial no pós-treino.


freestocks.org/Unsplash

5. Prevenção na gravidez
O abacate é importante para prevenir doenças congênitas, como problemas no sistema nervoso e espinha bífida — mau fechamento da coluna vertebral do feto.


Tim Mossholder/Unsplash

6. Benefícios para o cabelo
Rico em gorduras e vitaminas, o fruto aumenta a hidratação dos fios capilares, resultando em cabelos mais brilhantes e macios.


Max Rovensky/Unsplash

7. Emagrecimento
Por ser rico em fibras, o abacate gera sensação de saciedade quando consumido. Com isso, há redução de apetite e natural emagrecimento.


Laura Fuhrman/Unsplash

8. Memória
O ômega 3 do abacate melhora o funcionamento do cérebro, uma vez que estimula a circulação sanguínea e aumenta a capacidade de concentração. Resultado: melhora a memória.


Kelly Sikkema/Unsplash

9. Controla colesterol e do triglicérides
Graças aos ácidos graxos monoinsaturados e fibras solúveis, o abacate auxilia no controle e prevenção de doenças cardíacas, pois controla o colesterol LDL (colesterol ruim) e aumenta o colesterol HDL (colesterol bom), além de reduzir o nível de triglicerídeos.


Austin Chan/Unsplash

10. Redução de gases
A fruta é indicada em casos de prisão de vente, diarreia e flatulências. Isto porque o chá das folhas do abacate é diurético e favorece a digestão gástrica e estimula a vesícula biliar.

 


Ken Treloar/Unsplash

11. Ajuda contra o câncer
O abacate é uma das melhores fontes de glutatoína — fitonutriente presente na fruta. Por isso, oferece proteção contra o câncer oral e de garganta, por exemplo.


Glen Carrie/Unsplash

12. Regula a menstruação
O abacate promove a regulação do ciclo menstrual. Para tanto, é recomendado a ingestão de chás feitos com as flores da fruta.

 


v2osk/Unsplash

13. Melhora a visão
Graças à vitamina A, o abacate traz benefícios para a visão.


bruce mars/Unsplash

14. Melhora o sono
As vitaminas de complexo B, como a B3, equilibram os hormônios responsáveis pelo equilíbrio de substâncias responsáveis pelas atividades cerebrais do sono.


Rod Long/Unsplash

15. Regula o metabolismo da glicose
O abacate é rico em vitamina K, que tem papel importante na coagulação sanguínea. O consumo desta vitamina acarreta em chances 19% menores de desenvolvimento de diabetes.


Amanda Dalbjörn/Unsplash

16. Previne envelhecimento precoce
O fruto tem antioxidantes capazes de evitar o envelhecimento das células da pele.


Malvestida Magazine/Unsplash

17. Oléo nutritivo
Semelhante ao óleo de oliva, o óleo do abacate tem qualidade nutricional. Estudos apontam que o abacate é rico em betassitosterol e de ácido oleico, uma gordura insaturada utilizada como coadjuvante no tratamento das hiperlipidemias (aumento de gordura no sangue e que pode gerar problemas no coração)