Conheça 11 benefícios da cúrcuma e saiba como usar este tempero

Descubra os benefícios que a cúrcuma (também conhecida como açafrão-da-terra) pode oferecer para a sua saúde e como usar este tempero!

Laura Oliveira | 30 de Novembro de 2020 às 13:00

Cúrcuma em pó - sommail/iStock

Também conhecida como açafrão-da-terra, a cúrcuma é uma planta herbácea da família do gengibre. Ela é uma planta rica em bioativos com ações anti-inflamatórias e antioxidantes, e isso faz com que ela seja um daqueles alimentos que possuem incontáveis vantagens para a nossa saúde mental e física

Você sabia que o National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos recomenda 500 mg de cúrcuma em cápsulas por dia? Isso porque ela é perfeita para aliviar o estômago irritado. E, além desses benefícios, ela possui muitos outros! Confira aqui quais são os benefícios da cúrcuma e como usar este tempero. 

Leia também: Conheça o poder da linhaça e seus benefícios

A fim de espalhar a palavra desse tempero e fazer com que todos usufruam de suas qualidades, resolvemos contar para vocês sobre alguns benefícios da cúrcuma. Vem com a gente!

1. Auxilia no equilíbrio da serotonina

Imagem: Nildanet/iStock

A serotonina e a dopamina são dois neurotransmissores que estão diretamente relacionados com nosso humor e bem-estar. Por influenciar no equilíbrio desses dois neurotransmissores, a cúrcuma pode ser uma opção de tratamento complementar em algumas situações de ansiedade, depressão ou estresse. 

Há pesquisas que afirmam que o resultado da curcumina em pacientes depressivos é similar a de medicamentos antidepressivos, tendo a vantagem de não possuir efeitos colaterais, que são tão costumeiros a todo tipo de medicamentos.  

2. Auxilia na prevenção do câncer

Imagem: Phaelnogueira/iStock

Há estudos pesquisando os efeitos da curcumina sobre o câncer e alguns deles têm evidenciado que a cúrcuma tem o poder de reduzir a angiogênese, agindo sobre a formação de tumores e contribuindo para destruir células cancerígenas. 

Os compostos fenólicos da cúrcuma trazem a ela propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Dessa forma, ela ajuda a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como de cólon, mama, intestino e bexiga. Além da cúrcuma, outros alimentos também podem ajudar a prevenir o câncer; descubra quais são eles

Pode até ser coincidência, mas há quem acredite que não é à toa que a Ásia seja a maior produtora e consumidora de cúrcuma no mundo e também o lugar onde há menor registro proporcional de casos de câncer.

3.  Ajuda a cuidar do coração

Imagem: DENIO RIGACCI/iStock

Principalmente em países mais pobres, o colesterol alto é um problema com alta incidência. E mais uma vantagem do fator antioxidante da curcumina, a cúrcuma pode agir contra a oxidação do colesterol, que é o que leva os vasos sanguíneos acumularem placas endurecidas capazes de ocasionar um ataque cardíaco.

Inflamações crônicas podem ser prejudiciais para um órgão tão importante, e a cúrcuma consegue inibir algumas das moléculas e enzimas que as causam. Quer saber mais sobre como as inflamações crônicas podem prejudicar o coração? Nós temos essa matéria aqui que você pode conferir.

E caso você queria se informar ainda mais, temos essa lista com 18 alimentos que melhoram a saúde do coração.

4. Possui propriedades neuroprotetoras

Imagem: Martin Keiler/iStock

Rica em antioxidantes, a cúrcuma pode evitar a produção excessiva de radicais livres no cérebro. Estudos mostram que ela é capaz de estimular a capacidade cognitiva e a atividade cerebral, prevenindo o déficit de memória associado à idade. Além da cúrcuma, conheça outros alimentos benéficos para o cérebro.

Como não temos uma tratamento eficaz para combater o Alzheimer, preveni-la é uma das melhores maneiras de enfrentá-la. E é aí que a cúrcuma entra, pois reduz o risco da doença por agir reduzindo a formação de placas amiloides, pois é justamente com o acúmulo de uma proteína chamada beta-amilóide que se origina o Alzheimer.  

Quer se informar mais sobre essa doença? Nesta matéria explicamos com mais detalhes o que é o Alzheimer e quais são seus principais sintomas. 

5. Previne doenças alérgicas

De acordo com um estudo do Ministério da Saúde, a cúrcuma auxilia na prevenção de doenças alérgicas, como a sinusite alérgica, rinite e até a asma. Isso se dá pois ela é capaz de inibir a produção de citocinas e de IgE, substâncias do sistema imunológico que aumentam durante as crises alérgicas. 

6. Ajuda na perda de peso

Por ser um alimento termogênico, a cúrcuma estimula o gasto energético. Dessa forma, a queima de gordura corporal é diretamente afetada e aumenta, ajudando a emagrecer. Você está tentando emagrecer? Confira 21 dicas de especialistas para evitar o efeito sanfona

7. Trata problemas na pele

A ação anti-inflamatória da cúrcuma pode aliviar problemas na pele como acne, dermatite ou psoríase. Além disso, é o alimento perfeito para reduzir a aparência de espinhas inflamadas e costuma ser recomendada na forma de cápsulas orais ou cremes.

Além de uma dieta balanceada, o protetor solar é outro grande ajudante na hora de cuidar da pele. Aprenda aqui a escolher o melhor protetor para você e como usá-lo de forma correta

8. Alivia dores

Muito usada de forma terapêutica, a cúrcuma é capaz de auxiliar no alívio da dor de cabeça e nas articulações. Além disso, pode ajudar no tratamento de inflamações nas articulações, que podem causar dificuldade na hora de se movimentar. Você sabia que existem 5 tipos de terapia para combater as dores? Confira quais são eles!

9. Melhora a digestão

Capaz de auxiliar no processo de digestão, a cúrcuma auxilia no reequilíbrio do sistema digestivo. Além disso, por atuar diminuindo as inflações, ela pode ajudar no tratamento e aliviar os sintomas de problemas intestinais como diarreia e doenças inflamatórias intestinais. Você sabia que a flora intestinal é diretamente ligada à felicidade? Entenda melhor sobre o assunto. 

10. Auxilia no controle da diabetes

O pâncreas é o orgão responsável pela secreção do hormônio insulina e, por melhorar as funções das células do pâncreas, a cúrcuma ajuda a diminuir os níveis de glicose no sangue. Por isso, se você possui diabetes ou resistência à insulina, a cúrcuma é uma ótima opção. Além dela, existem outros alimentos que possuem relação direta com a diabetes, confira quais são eles e quais evitar. 

11. Alivia sintomas da artrite

Como citamos anteriormente, a cúrcuma pode aliviar dores. E, além disso, ela pode aliviar os sintomas da artrite reumatoide, que incluem dor, inchaço e aumento da temperatura nas articulações. Para entender melhor sobre a artrite reumatóide, confira nossa matéria sobre causas, sintomas e tratamentos

Atenção: Esta matéria tem caráter informativo e não substitui a consulta médica especializada. Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.

Como adicionar cúrcuma no seu dia a dia

Imagem: ALLEKO/iStock

Vimos acima alguns dos diversos benefícios que a cúrcuma pode trazer para a nossa vida. E como muitos estudos e pesquisas ainda estão bem no início, as chances de descobrirmos mais e mais motivos para fazermos do açafrão um protagonista do nosso dia a dia são bem relevantes. 

Porém, acredito que a essa altura do campeonato você esteja se perguntando de que maneira pode adicionar o açafrão no seu dia a dia. Pois bem, vamos lá! 

Como já mencionamos, o açafrão teve origem no sudoeste da Ásia. E caso você não saiba, o tempero é um dos ingredientes essenciais do curry, uma mistura de especiarias muito utilizada pela culinária de países asiáticos. 

O açafrão é comumente usado em pó, podendo ser comprado deste modo ou pela raíz inteira, sendo possível usar o tempero em diversos alimentos, como por exemplo, sopas, omeletes, vários tipos de carne e até mesmo sucos. Além disso, também é muito comum que se use o açafrão diluído no azeite a fim de temperar as mais diversas saladas. 

E embora não se tenha contraindicações ao uso da cúrcuma, é recomendável que se faça uso da raíz o mais fresca possível, pois quanto mais fresca, mais rica em nutrientes. 

Agora que você conhece alguns dos benefícios do açafrão-da-terra, pode fazer dele uma especiaria presente no seu cotidiano. Afinal, esse tempero além de fazer muito bem, combina com muita coisa. 

Mas lembre-se: não utilize o açafrão (que também pode ser encontrado em cápsulas) como medicamento sem orientação médica, pois em vez de se ajudar, você só estará colocando a sua saúde em risco.


Atenção: Esta matéria tem caráter informativo e não substitui a consulta médica especializada. Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.

alimentação saudável nutrição benefícios dos alimentos