Água termal: veja como deixar sua pele sempre hidratada

A água termal é mais que um item de beleza, já que possui propriedades minerais que tratam e cuidam da pele. Conheça todos os seus benefícios!

Redação | 29 de Dezembro de 2019 às 20:00

plprod/iStock -

Fácil de encontrar em farmácias e lojas de cosméticos, a água termal é muito mais que um produto de beleza. Classificada como dermocosmético, ela não apenas traz frescor como trata a pele. Diferentemente da água mineral ou da água potável que consumimos, ela possui o PH neutro e alcalino; ótimo para tratar irritações e inflamações na pele. Inclusive, sintomas de problemas dermatológicos, como psoríase e dermatite atópica, podem ser amenizados com um pouco dessa água. Além disso, para quem exagerou no tempo de exposição ao sol, borrifar água termal na pele queimada trará alívio imediato.

As vantagens são várias, não só para a pele mas para os cabelos também. Então, não perca tempo, conheça mais benefícios e inclua já na sua rotina diária de cuidados pessoais.

Prepare a pele com água termal

Indicada para qualquer tipo de pele, principalmente as oleosas que não se adaptam aos hidratantes, a água termal pode ser um aliado na conquista da pele perfeita. Durante a limpeza diária do rosto, experimente usá-la para finalizar seus tratamentos – as propriedades minerais da água termal atuam como um tonificante. Aliás, se conservá-la em lugar frio, poderá usá-la ao acordar para tirar o aspecto de cansado e diminuir as olheiras. Se você sofre com o aspecto de suas olheiras, veja algumas dicas de como melhorá-las.

Muitos maquiadores também utilizam a água termal para preparar a pele para receber os produtos. Porém, também é indicado borrifar no rosto quando a make estiver pronta. Nesse caso, seque cuidadosamente com um lenço de papel. Dessa forma a maquiagem durará por mais tempo.

Trate problemas dermatológicos

Profissionais afirmam que a água termal é ótima no alívio dos sintomas de diversas doenças dermatológicas. Ao aplicar um pouco sobre a pele com eczema e até psoríase, a coceira poderá diminuir consideravelmente. O eczema, aliás, é um tipo de dermatite que causa intensa coceira que pode ser amenizada com os minerais contidos na água termal. Conheça outras maneiras de tratar os sintomas com soluções caseiras.

Dê alívio às queimaduras

Exagerou no tempo de exposição ao sol? Então, use e abuse da água termal! Os leves jatos podem refrescar toda a área queimada e dar o alívio necessário para que você se recupere por completo. Além de amenizar a ardência da pele, ela irá hidratar e diminuir a vermelhidão. Para que esse episódio não ocorra novamente, experimente usar água termal antes e toda vez que for aplicar o protetor solar. Suas propriedades calmantes podem ser muito eficazes também na diminuição de assaduras e irritação da pele pós-depilação. Há quem use até durante a cicatrização de tatuagens!

Nem sempre tomamos os cuidados necessários para evitar queimaduras solares. Muitas vezes, nos distraímos e esquecemos de reaplicar o protetor solar. Os resultados podem ser graves, indo de uma queimadura superficial à insolação. Para que isso não ocorra, veja algumas precauções que você deve tomar e saiba como tratar a pele com remédios caseiros.

Além de todos esses benefícios, aplicar água termal no cabelo para tirar o sal e o cloro pode ser uma boa ideia. Assim o seu cabelo ficará limpo, hidratado e mais brilhoso! Aplique sempre com o frasco na vertical a uma distância mínima de 20 cm – o mesmo vale para a aplicação em outras partes do corpo. Não é necessário agitar o produto!

Por Thaís Garcez