O que acontece se você consumir meio dente de alho por dia?

Há milhares de anos o homem venera o alho como alimento e como remédio. Consuma meio dente de alho por dia e se surpreenda com os resultados!

Julia Monsores | 11 de Abril de 2020 às 16:00

sebastianosecondi/iStock -

Há milhares de anos o homem venera o alho como alimento e como remédio. E não é à toa. O alho possui muitos benefícios para a saúde, e é comprovado que o seu consumo regular – meio dente por dia é suficiente – pode diminuir o risco de diversas doenças.

Alho: o medicamento da natureza

O alho tem demonstrado inúmeros efeitos benéficos para a nossa saúde. Para começar, destrói muitos microrganismos causadores de doenças. Embora possua apenas cerca de 1% de eficácia da penicilina, atua contra um largo espectro de bactérias, vírus e fungos – incluindo alguns que os antibióticos não afetam. No tubo de ensaio, inibe o desenvolvimento da Helicobacter pylori, a bactéria causadora da maioria das úlceras gástricas. 

Efeitos positivos contra o câncer

Os inúmeros compostos à base de enxofre que o alho contém podem igualmente proteger contra certos tipos de câncer. Um importante estudo levado a efeito nos EUA demonstrou que ele é o alimento protetor mais poderoso contra o câncer do cólon. 

Mas no alho, não são só os compostos que contêm enxofre parecem combater o câncer. Ele estimula a produção da enzima glutationa peroxidase, que combate a toxicidade das substâncias cancerígenas. Outros alimentos também ajudam na prevenção do câncer, veja quais.

Fornece ainda selênio, oligoelemento que combate o câncer. Além disso, também diminui as gorduras do sangue, os triglicerídeos, fator de risco de doença cardíaca. E ensaios laboratoriais sugerem que ele é capaz de reduzir a tendência do sangue para coagular, o que pode ajudar a evitar crises cardíacas.

Reduz o colesterol

Além disso, muitos dos estudos sobre o alho têm incidido sobre sua capacidade de reduzir o colesterol, sob diversas formas. Tem havido alguns resultados positivos sobre isso. Confira outros alimentos que ajudam a reduzir o colesterol aqui!

Alho, melhor cru!

A maioria dos investigadores concorda que o alho produz maiores benefícios se consumido cru. Experimente passá-lo num moedor e misturá-lo em molhos e saladas.

Quando você for cozinhá-lo, pique-o, aguarde 15 minutos, depois cozinhe-o ligeiramente para preservar as suas qualidades de combate às doenças. Saltei-o numa frigideira durante um minuto, retire-o, continue a cozinhar e junte-o de novo ao prato acabado. 

Atenção: quantidades excessivas de alho podem diminuir a viscosidade do sangue. Se você já estiver tomando um medicamento com essa finalidade ou aspirina para o coração, fale com o médico antes de aumentar consideravelmente a ingestão.