Alimentos enriquecidos: eles são realmente bons para sua saúde?

Você já ouviu falar nos alimentos enriquecidos? Descubra seus efeitos no nosso organismo e se são a melhor opção para uma alimentação saudável.

Thaís Garcez | 1 de Abril de 2020 às 20:00

chelovek/iStock -

Alguns alimentos enriquecidos podem ser benéficos à saúde, já outros são mais questionáveis. Certas substâncias – em geral nutrientes que ajudam o funcionamento do organismo – são adicionadas durante a sua produção. Podem ser úteis em alguns casos específicos, mas especialistas em saúde recomendam que os nutrientes sejam obtidos dos alimentos que os contêm naturalmente.

Fortificados com ciência

Os alimentos são fortificados para:

As pesquisas corroboram a adição dos seguintes nutrientes:

Folato

Também conhecido como ácido fólico, essa vitamina do Complexo B é adicionada a pães e cereais. É vital para mulheres em idade fértil para que se obtenha a quantidade suficiente no início da gravidez e se reduza os riscos de malformações no feto.

Ácidos Graxos Ômega-3

São reconhecidos pelos benefícios à saúde e estão presentes naturalmente em peixes oleosos, nozes, linhaça e óleo de linhaça. Os fabricantes da indústria alimentícia estão adicionando ômega-3 a uma ampla gama de alimentos, inclusive ovos e pães.

Vitamina D

A vitamina D não é encontrada naturalmente em muitos alimentos de que gostamos – embora o corpo a produza quando estamos expostos ao sol. É adicionada a alguns tipos de leite, margarinas e cereais matinais e tem um papel importante na saúde dos ossos e em muitos outros sistemas do corpo.

Cálcio

Além de proteger os ossos, previne a osteoporose e controla a pressão arterial. Caso não goste de laticínios, é possível obter o cálcio no suco de laranja fortificado, em cereais matinais, em barras de cereais e também em produtos derivados da soja com adição de cálcio. Alguns sucos de laranja e cereais, inclusive, têm adição tanto de cálcio quanto de vitamina D.

Fitosteróis

Esses compostos, encontrados basicamente em óleos vegetais, diminuem a absorção de colesterol. Os alimentos enriquecidos com fitoesteróis incluem as margarinas que reduzem o colesterol e alguns cereais matinais, além de iogurtes e leite. Evidências científicas sugerem que eles realmente funcionam.

Alimentos enriquecidos: medicina ou marketing?

Quer melhorar o poder do cérebro tomando suco de fruta industrializado contendo ginkgo biloba ou ginseng? Se esse for o objetivo, é melhor usar suplementos herbáceos em doses controladas e por período de tempo limitado. Pois a quantidade das ervas nesses sucos é tão pequena que seu efeito é pouco significativo ou até mesmo nulo.

Já as bebidas energéticas têm como objetivo fornecer mais energia, melhorar a resistência e a concentração. Além disso, embora não haja comprovação, alega-se que fornecem vitaminas do Complexo B, taurina (um aminoácido), ginseng e guaraná (cafeína). Mas o efeito principal provém de altas doses de cafeína, açúcar e adoçantes.

Mesmo se os benefícios de determinado nutriente forem comprovados, a frase “agora com ômega-3” – ou com qualquer nutriente – na embalagem não necessariamente significa que o alimento seja saudável. Portanto, opte pelos alimentos naturais.