10 dicas para consumir alimentos frescos

Para a nossa saúde e para o meio ambiente, consumir alimentos frescos é a melhor opção. Descubra alguns cuidados que devem ser tomados!

Redação | 23 de Janeiro de 2019 às 13:00

Bojsha65/iStock -

Muitos alimentos frescos começam a perder o valor nutritivo no momento em que são colhidos. Consumindo-os o mais rápido possível, você vai aproveitar o melhor sabor e os benefícios para a saúde, ao mesmo tempo que economiza e reduz sua pegada ecológica, isto é, cria menos impacto sobre o meio ambiente.

10 dicas para consumir alimentos frescos

1. Plante

A melhor forma de obter produtos frescos é plantando. A segunda melhor opção é comprar alimentos frescos produzidos localmente. Quanto maior o tempo em que o alimento é armazenado e transportado, menos valor nutritivo ele tem. Cerca de 10% desse valor se perde – em especial a vitamina C – no caminho da plantação à mesa. Conheça 12 motivos para comprar produtos locais e ainda economizar.

2. Compre alimentos da estação

Evite produtos que ficam armazenados no gelo por longos períodos. Além de mais valor nutritivo, os produtos da estação têm preço mais baixo. Você conhece as frutas de cada estação? Então descubra aqui!

3. Prefira pequenas quantidades

Compre comida em pequenas quantidades e use-a rapidamente, mesmo que isso signifique fazer compras mais de uma vez por semana. Mas, se você comprou a mais, veja como não deixá-las estragar.

4. Trate os alimentos com carinho

Manuseie hortaliças frágeis com cuidado, pois elas se machucam com facilidade, deteriorando-se rapidamente.

5. Armazene adequadamente os alimentos

Atente para os procedimentos corretos para o armazenamento de cada produto – eles ajudam a conservar os alimentos.

6. Cuide das frutas

Deixe as frutas amadurecerem em temperatura ambiente, longe da luz direta do sol, que pode destruir nutrientes como as vitaminas A e C. Inclusive, refrigerar paralisa o processo de amadurecimento.

7. Não demore para consumir suas carnes

Coma carne e peixe em até 2 dias depois da compra. Leve o peixe à geladeira ou ao freezer o mais rápido possível – o alto teor de ácidos graxos faz com que se deteriore rapidamente. Mas sempre guarde carne e peixe na prateleira mais baixa da geladeira ou na gaveta própria, a fim de impedir que líquidos que possam escorrer desses alimentos pinguem sobre outros, como legumes.

8. Planeja o cardápio da semana

Quando fizer compras, pense no cardápio da semana e planeje consumir o produto mais perecível primeiro. Folhas e ervas têm alto teor de água e tendem a murchar com rapidez. Frutas maduras se machucam com facilidade. Raízes, abóbora, brócolis, maçã e laranja duram mais tempo se armazenados corretamente.

9. Não deixe seu suco oxidar

Beba o suco fresco de frutas e legumes em até 3 ou 4 horas após seu preparo. Quanto mais o suco ficar exposto ao ar, mais oxida e começa a perder nutrientes importantes. Além disso, experimente juntar ao suco um pouco da polpa coada, que é rica em fibras. Aproveite e conheça alguns sucos refrescantes e perfeitos para o verão.

10. Guarde os alimentos de bolsa térmica

Tenha uma bolsa térmica na mala do carro para que alimentos perecíveis, como carne, peixe, laticínios e ervas não estraguem a caminho de casa. Alguns cubos de gelo podem ajudar a manter uma temperatura baixa uniforme na bolsa.