Dicas e remédios caseiros para baixar a febre

Você se sente péssimo quando está com febre, não é mesmo? Confira como se livrar desse mal estar de forma simples e eficaz.

Redação | 17 de Fevereiro de 2022 às 12:00

vadimguzhva/iStock -

Você se sente péssimo quando está com febre, não é mesmo? É provável que se sinta fervendo num minuto e congelando no outro. Sem contar a fraqueza que acompanha essas sensações. Infecções bacterianas ou virais, como amigdalite ou gripe, geralmente são a causa da febre. Embora faça você se sentir mal, na verdade, ela é uma resposta natural do corpo para combater esses invasores.

Contudo, fique sabendo que tem como você se sentir melhor com algumas soluções vindas diretamente da dispensa da sua casa. Confira a seguir como combater a febre com tratamentos caseiros.

Primeiro, o básico

Leia também: Febre: a partir de qual temperatura é preciso se preocupar?

Quando está com febre, a última coisa que vai querer é tentar fazê-la passar mantendo a sua programação normal. Em vez disso, experimente estes conselhos testados e aprovados:

5 dicas de como baixar a febre

x1. Dê um banho na febre

Para ajudar a diminuir a febre alta, tome banhos de esponja mornos ou frios uma vez a cada hora ou mais, se necessário. Ou então simplesmente mergulhe toalhas em água fria e coloque-as nos punhos, na testa ou no pescoço. 

Se você gostar, chupe pedaços de gelo preparados com um pouco de suco de limão para hidratar a boca. Por fim, beba bastante água e outros líquidos para prevenir a desidratação. Banhos mornos resfriam o corpo lentamente, e beber líquidos previne a desidratação.

2. Use especiarias

Segundo os praticantes da medicina aiurvédica, a medicina tradicional indiana, a canela, o coentro, a pimenta-de-caiena e o gengibre estimulam a transpiração e ajudam a interromper a febre. Use o máximo dessas especiarias picantes que você conseguir aguentar confortavelmente. Acrescente a gosto coentro, gengibre e pimenta-de-caiena a um caldo de galinha para tomar aos poucos enquanto está se recuperando. Polvilhe uma torrada com bastante canela ou misture-a no chá.

3. Experimente uma cura alemã contra a febre

Esta é uma invenção popular para baixar a febre, especialmente entre os descendentes de alemães. Acrescente o suco de um limão e uma colher de chá de cremor de tártaro a meio litro de água quente. Adoce a gosto com mel e beba devagar.

4. Chá de gengibre

Este remédio contra a febre vem de todas as partes do mundo – América do Norte, China, Índia e Oriente Médio. O gengibre contém compostos anti-inflamatórios, alguns com efeitos leves parecidos com os da aspirina (ácido acetilsalicílico). Além disso, os herboristas classificam o gengibre como um diaforético, o que quer dizer que ele faz suar, e o suor é uma via garantida para a redução da febre.

Para preparar um chá eficaz contra febre, fatie fino um pedaço de gengibre com 50 mm a 75 mm e coloque numa panela com um litro de água. Deixe ferver, em seguida cozinhe em fogo baixo por 30 minutos, coberto. Deixe esfriar por mais 30 minutos. Coe e beba um copo três vezes ao dia, adoçado com mel. 

Não tem gengibre fresco? Use gengibre em pó. Adicione uma colher de chá a um copo de água fervente, cubra e deixe em infusão por 10 minutos. Coe antes de beber. Se estiver grávida converse com o médico antes de usar.

5. Escalda-pés picante

Um escalda -pés picante pode ajudar a aliviar a febre, ao atrair o sangue para os pés e aliviar a pressão nos vasos sanguíneos da cabeça. Adicione uma colher de chá de mostarda em pó a uma bacia cheia de água quente. Mexa bem e mergulhe os pés por 15 minutos ou mais. Enquanto isso, enrole-se num cobertor macio e quentinho.

Remédios caseiros para febre

Borrifo perfumado para a febre

Quando estiver se sentindo quente e com febre borrife esta solução refrescante nos locais do corpo onde é possível palpar facilmente os batimentos cardíacos com as pontas dos dedos – tipicamente nos punhos, logo abaixo de cada lado do maxilar e na parte posterior dos joelhos.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Numa garrafa limpa com borrifador, misture o álcool a 70%, o hamamélis, e os óleos essenciais de hortelã-pimenta e de lavanda. Agite para misturar e depois leve à geladeira. Borrife nos pontos nos quais sente sua pulsação para reduzir a febre, evitando os olhos e a boca.

Redutor de febre à base de coentro e canela 

Este chá picante contém especiarias com fortes propriedades para combater a febre.

Leia também: Febre oropouche: saiba mais sobre essa doença

Ingredientes:

Modo de preparo:

Adicione os temperos a um copo de água fervente. Deixe em infusão, coberto, por 10 minutos, e em seguida beba.

Escalda-pés com chá de ervas

Estas ervas combinam seus poderes para baixar a febre.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Ferva a hortelã, os sachês de chá de camomila, o tomilho e o alecrim em dois litros de água, em seguida cubra e deixe ferver em fogo brando por 20 minutos. Deixe esfriar até ficar confortavelmente quente, em seguida coe numa bacia para os pés. Embrulhe-se num cobertor e mergulhe os pés no chá por 15 a 20 minutos, durante os quais você deve começar a suar.