Benefícios do coco: confira 15 fatores que vão melhorar a sua saúde

Facilmente encontrado no Brasil, conheça os benefícios do coco e seus nutrientes, que ajudam desde a saúde da unha até o coração.

Juliana Goes | 4 de Setembro de 2019 às 16:00

Elenafetisova/iStock -

Facilmente encontrado em terras brasileiras, o coco é um dos alimentos mais ricos, desde sua água até a polpa. Considerando seus diversos nutrientes, separamos 15 benefícios do coco que vão ajudar na sua saúde.

Antes de tudo, o coco é um alimento que, quando introduzido na dieta e na rotina, traz diversas vantagens. Além disso, seu consumo pode ser direto, por meio do leite, da sua água ou até através de óleos e cremes.

Confira 21 benefícios do sal que vão ajudar você além da cozinha

Por isso, o importante é não deixar o alimento de fora da rotina e consumi-lo moderadamente, já que todo excesso traz prejuízos. Para isso, separamos abaixo alguns dos benefícios do coco que você não pode dispensar.

1. Fonte de energia

Uma das vantagens do coco é que ele é rico em carboidratos. Com isso, seu consumo resulta em fonte de energia e disposição no dia a dia.

2. Ajuda no tratamento de distúrbios cerebrais

Além de ser fonte de energia, os nutrientes do coco são direcionados para o fígado e lá podem ser transformados em "corpos cetônicos". Estes compostos ajudam no tratamento de doenças como o Alzheimer.

3. Fortalece o sistema imunológico

A polpa do coco é rica em flavonóides, que naturalmente são responsáveis por eliminar radicais livres. Com isso, o consumo destes antioxidantes pode proteger contra doenças como a artrite e o câncer.

4. Regula o intestino

O consumo da água de coco ajuda a regular o intestino, além de manter o corpo hidratado.

5. Hidrata a pele

Por ser rico em antioxidantes, o coco ajuda a manter a pele jovem e hidratada. Além do consumo da água, atualmente diversos hidratantes à base do alimento estão disponíveis no mercado, auxiliando diretamente no combate ao envelhecimento precoce.

6. Hidrata o cabelo

Assim como a pele, o coco também ajuda a manter o cabelo saudável, através do uso de cremes e do óleo de coco.

7. Evita acnes

O óleo de coco também pode suavizar as marcas de acne. Além disso, para as peles mais secas e que precisam de uma hidratação mais intensa, os hidratantes e o óleo ajudam a pele a suportar os tratamentos específicos da acne.

8. Ajuda o coração

Assim como a água de coco, a polpa também é rica em potássio. Este componente ajuda no funcionamento do coração, evitando maiores problemas.

9. Mantém a pressão arterial

O potássio presente no coco também reduz a pressão alta. O mineral evita a concentração de sódio, que é eliminado através da urina, mantendo a pressão arterial.

10. Reduz tempo de cicatrização

Recentemente, a Universidade Estadual do Ceará desenvolveu uma pomada à base de água de coco, que reduz o tempo de cicatrização. Por sua concentração de açúcar e hormônios vegetais, o tecido consegue se recuperar mais rápido, ajudando principalmente diabéticos.

11. Combate substâncias cancerígenas

Rico em flavonóides,  componentes responsáveis por eliminar radicais livres, o consumo do coco ajuda a combater substâncias cancerígenas.

12. Previne cãibras

A água de coco é rica em sódio e potássio, componentes que, quando não estão em uma quantidade ideal no organismo, podem provocar cãibras. Por isso, o consumo da água pode ajudar a evitar este incômodo.

13. Leite de coco (sem lactose e glúten)

Além do leite de coco e do coco ralado, a farinha de coco também é uma opção para pessoas que têm restrição ao glúten. Além disso, o leite é um caminho também para os intolerantes a lactose.

14. Melhora a saúde das unhas

Como um poderoso hidratante, o óleo de coco também estimula o crescimento das unhas.

15. Ajuda a regular o sono

O coco também é rico em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina. Por isso, ajuda na sensação de bem-estar e auxilia no sono.