Blefarite: sintomas, causas e tratamentos

Se você tem pele seca, caspa ou eczema, pode ser suscetível a um problema ocular comum: a blefarite. Trata-se da inflamação da borda interna das

Letícia Taets | 14 de Outubro de 2020 às 14:30

ViDi Studio/ Istock -

Se você tem pele seca, caspa ou eczema, pode ser suscetível a um problema ocular comum: a blefarite. Trata-se da inflamação da borda interna das pálpebras, com bloqueio das glândulas que produzem lubrificantes que ajudam a camadas de lágrimas a espalhar-se sobre a superfície do olho quando você pisca.

Leia também: Coceira nos olhos – o que pode ser e como tratar

Pode ser causada por infecção ou alergia, mas não se preocupe: não é grave. Você pode notar uma crosta, descamação e vemelhidão na borda das pálpebras, e os olhos podem ficar secos, cansados, doloridos e, muita vezes, com uma secreção perigosa.

Remédios caseiros simples

Mergulhe um pano ou um pedaço de algodão em água quente limpa – o mais quente que conseguir sem se queimar. Segure sobre a pálpebra por 5 a 10 minutos. Então, use shampoo de bebê diluído para limpar as bordas das pálpebras – a inferior primeiro.

Repita pelo menos duas vezes por semana. Se a blefarite faz com que seus olhos fiquem secos e doloridos, lubrifique-os com lágrimas artificiais ou pomadas lubrificante.

Leia também: Conjuntivite é apenas uma das infecções oculares

Se você tiver algum problema associado, como eczema, ou se suspeitar de infecção, você pode precisar de uma pomada antibiótica ou um tratamento com antibióticos orais.

Evitando a blefarite