Bolhas na pele: veja como cuidar com soluções caseiras

Talvez você tenha feito uma longa caminhada com sapatos novos. Ou cavado um canteiro de flores sem luvas. E o que tem para comprovar que fez isso?

Thaís Garcez | 26 de Fevereiro de 2020 às 12:00

Gajus/iStock -

Talvez você tenha feito uma longa caminhada com sapatos novos. Ou cavado um canteiro de flores sem luvas. E o que tem para comprovar que fez isso? Bolhas, literalmente um sinal de atrito indevido de algo em seu corpo. Não se preocupe: as bolhas são fáceis de resolver e de evitar com remédios caseiros. Mas, comece com o básico.

Primeiros cuidados

Para livrar-se das bolhas, siga estas sugestões simples:

Se aparecer uma bolha, as primeiras providências devem ser:

Soluções caseiras para cuidar das bolhas

Deixe de molho em chá de camomila enriquecido

Use três saquinhos de chá para um litro de água fervida e mergulhe os pés na infusão por 10 minutos. Acrescente uma colher de chá de bicarbonato de sódio para alívio e antissepsia. O bicarbonato de sódio também é um ótimo antídoto contra frieiras; saiba mais! Se a bolha estiver num lugar impossível de imergir na mistura, embeba um chumaço de algodão no chá e aplique.

Use fita adesiva

Era boa o suficiente para McGyver e os corredores a utilizam o tempo todo. Limpe os pés e aplique álcool na bolha. Coloque uma pequena camada de gaze sobre ela e em seguida ponha sobre a área um pedaço de fita adesiva de boa qualidade (com um centro de tecido). Certifique-se de que adere sem problemas, sem rugas. A fita adesiva também é boa para evitar bolhas. Basta ter certeza de que o pé está totalmente esticado quando você colocar a fita adesiva.

Recorra ao gel curativo natural

O gel de aloe vera será um excelente recurso para este caso. Pegue uma folha e esfregue suavemente o gel curativo na bolha. O aloe vera, aliás, pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Encontre o seu kit de costura. Se uma bolha for grande ou estiver num local inconveniente onde possa acabar se rompendo, talvez seja melhor drená-la. No entanto, saiba que uma bolha aberta é mais propensa a infecção. Para estourá-la, limpe uma agulha de costura (e a bolha) com álcool e depois fure a bolha num ou dois lugares, pressionando então suavemente para liberar o líquido. Aplique imediatamente antibiótico (creme) e faça um curativo.

Quando procurar o médico

Procure assistência médica se a bolha tiver diâmetro superior a 5 cm ou se parecer infectada. Os sinais e sintomas de infecção são: vermelhidão que se estende além das bordas da bolha, crosta amarela, pus drenando, dor prolongada ou febre. Se a bolha não for causada por atrito, pode ser resultado de contato com plantas venenosas, catapora, eczema, herpes ou outro quadro – saiba mais sobre eczema. Se não tiver certeza, procure o médico. Também é uma boa ideia procurá-lo se você for diabético e tiver uma bolha no pé. O diabetes compromete a circulação, o que retarda a cicatrização e pode causar danos aos nervos, de forma que talvez você não sinta dor.

Fique atento às condições da sua pele e cuide para que ela esteja sempre saudável. Aproveite e conheça alguns cuidados essenciais com os momentos de exposição ao sol.