Câncer colorretal: veja 12 dicas para se prevenir da doença

O câncer colorretal atinge centenas de brasileiros todos os anos. Entenda como prevenir a doença com atitudes simples e diárias.

Redação | 15 de Setembro de 2022 às 16:00

Tharakorn/iStock -

Já ouviu falar em câncer colorretal? Se não, comece a prestar atenção. O ator Ryan Reynolds participou de uma campanha para conscientizar as pessoas sobre os perigos do câncer de cólon. O ator descobriu que estava com um “pólipo sútil” que já foi retirado.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados mais de 36 mil diagnósticos em 2019. O tumor, que é o segundo de maior incidência em mulheres, pode ser evitado com atitudes simples durante o dia a dia.

Nos estágios iniciais, se diagnosticado a tempo, as chances de cura aumentam consideravelmente. A fim de detectar o câncer colorretal, é necessário fazer um exame para encontrar sangue nas fezes. Se o resultado for positivo, o passo seguinte deverá ser a colonoscopia.

Alguns dos sintomas principais do câncer colorretal são:

Se forem verificados um ou mais desses sintomas, não hesite: vá ao médico imediatamente.

Alguns hábitos no dia a dia, entretanto, podem ajudar a prevenir a doença. Um dos mais importantes, por exemplo, é fazer exercícios frequentemente. Atividades como a caminhada podem ser de extrema importância para evitar o câncer colorretal, além de prevenir diversas outras doenças.

Veja como evitar o câncer colorretal com atitudes simples:

A caminhada é um ótimo exercício de prevenção contra o câncer colorretal e outras doenças (Foto: magicmine/iStock)

1. Levante-se e fique de pé 

É provável que não seja surpresa para você escutar que permanecer sentado durante horas está associado a um maior risco de dor nas costas, doença cardíaca, trombose venosa profunda, diabetes e obesidade. Mas você sabia que a inatividade associada ao fato de ficar sentada por longos períodos, sem intervalo, agora também está ligada a um maior risco de diversos tipos de câncer e, que o câncer de cólon está no topo da lista? Permanecer sentado durante períodos prolongado leva ao aumento da inflamação do organismo. Uma pesquisa canadense sugere que a inflamação crônica é um fator predisponente de câncer de cólon e de muitos outros tipos. Para reduzir o risco, existem diversas medidas fáceis, que você mesmo pode tomar:

2. Faça um intervalo

Se você trabalha sentado, levante-se e ande um pouco pelo menos a cada hora — pelo escritório, pelo corredor, qualquer lugar serve. O importante é manter-se em movimento mesmo em períodos longos em uma cadeira.

3. Envie menos e-mails

Caso você possa cruzar a sala ou dar um pulo no andar de cima para falar com um colega em vez de enviar um e-mail, faça isso. Aproveite qualquer oportunidade para levantar da cadeira e realizar uma atividade para manter-se em movimento.

4. Almoce fora

Se você costuma levar marmitas para o trabalho, experimente reservar alguns dias para almoçar fora. A intenção é justamente andar mais enquanto o horário em seu trabalho permite. Procure restaurantes ou bares a meio caminho do trabalho para conseguir levar um tempo caminhando tanto na ida quanto na volta.

5. Fale e ande

Se você passa muito tempo ao telefone, levante-se enquanto fala e, ao mesmo tempo, ande, se possível. Principalmente se você apresentar problemas de coluna, esse exercício pode ajudar você a reduzir o impacto de um dia inteiro sentada.

6. Use a força do pedal

A menos que você não tenha tempo para andar pelo escritório, você pode investir em um ciclo ergômetro compacto para colocar sob sua mesa de trabalho. Isso certamente vai permitir treinar enquanto permanece sentado.

7. Abuse da exposição solar saudável

Os benefícios da exposição regular (mas não excessiva) à luz do sol estendem-se à prevenção de câncer de cólon. É essencial evitar queimaduras, mas seu corpo precisa de vitamina D, produzida quando a pele é exposta ao sol, para permanecer saudável e evitar o câncer de cólon e outros.

Veja também: conheça 7 cuidados que devemos ter com a exposição ao sol

É preciso expor os membros e o rosto ao sol regularmente, nos horários recomendados, sem filtro solar. Essa exposição pode ser de até 30 minutos, porém a pele mais escura pode ser exposta por mais tempo. Tomar um suplemento de vitamina D e comer peixes oleosos também é benéfico.

8. Dose dupla de AAS 

Com as evidências crescentes de que o ácido acetilsalicílico pode evitar sua disseminação, alguns médicos recomendam que pessoas com alto risco de câncer de intestino tomem não só uma dose por dia, mas duas.

Pessoas com ligação genética ao câncer de intestino têm risco dez vezes maior de desenvolvê-lo e muito provavelmente na juventude.

Dois comprimidos de AAS de baixa dosagem por dia podem reduzir os riscos em 60%.

É um tratamento converso, que acarreta o risco de úlcera gástrica ou anemia decorrente de algum pequeno sangramento crônica no trato digestivo. Se na sua família há casos de câncer de intestino, converse com seu médico.

O arroz pode ser um grande aliado na prevenção ao câncer colorretal (Foto: ribeirorocha/iStock)

9. Vença o câncer com arroz integral

O antigo debate sobre se alimentar ricos em fibras podem ajudar a evitar o câncer de intestino parece finalmente ter sido resolvido de forma conclusiva.

Após uma grande revisão envolvendo quase 2 milhões de pessoas, cientistas mostraram como resultado que comer muitos grão e cereais integrais — particularmente arroz e aveia — de fato possui impacto na prevenção ao câncer colorretal.

Veja também: saiba como fazer um arroz soltinho com 8 dicas simples

Se sua digestão permitir, inclua o arroz integral e a aveia no cardápio com a maior frequência possível, como um modo fácil de manter a saúde do seu intestino.

10. Inclua o repolho em sua dieta

Foi demonstrado que a substância química singrina — produzida quando vegetais verdes como o repolho são picados, cozidos, mastigados e digeridos — enfraquece as células cancerígenas e impede sua multiplicação.

Veja também: como escolher o alimento ideal para cada problema de saúde

A singrina é convertida no organismo na substância anticancerígena alil-isotiocianato. Comer suas verduras cozidas vai ajudar a prevenir o câncer, inclusive o do sistema digestivo.

11. Recorra aos peixes gordurosos para proteger o sistema digestivo

Os ácidos graxos ômega-3 são essenciais para uma boa digestão, e ótimas fontes são os peixes oleosos (como sardinha, cavala e salmão), o óleo de linhaça e o óleo de peixe.

Veja também: entenda como escolher o melhor peixe em feiras

Estudos mostram que o consumo de óleo de peixe reduz o número de episódios de Crohn. E mais: pessoas que ingerem óleo de peixe toda semana reduzem o risco de câncer do cólon e do reto em até 40%. Para cada porção extra de peixe por semana, o risco de desenvolver câncer é reduzido em mais 4%.

12. Hora de parar

Fumar aumenta o risco de câncer colorretal — e esse efetivo adverso parece ser mais duradouro nas mulheres. Pesquisadores mostraram que as mulheres.

Veja também: descubra os principais malefícios do cigarro e saiba como parar

Pesquisadores mostraram que as mulheres que deixaram de fumar há até dez anos ainda têm risco aumentado de câncer colorretal decorrente do tabagismo, embora o impacto tenha desaparecido em ex-fumantes homens.

Lembre-se de que é importante mencionar seu histórico de tabagismo para o médico quando estiver considerando submeter-se a exames de triagem — e, se você fuma, quanto antes para melhor.