Celulite: como surge e qual a melhor opção de tratamento

Mesmo com aparência desagradável, a celulite não traz qualquer risco especial para a saúde. Descubra como melhorar as áreas afetadas por ela.

Douglas Ferreira | 21 de Fevereiro de 2020 às 11:00

kzenon/iStock -

Cerca de quatro em cada cinco mulheres do mundo ocidental têm em certas áreas do corpo um tipo de gordura granulada e com covinhas conhecida por celulite. Apesar de ser pouco comum, às vezes, os homens também são afetados. A crença de que a gordura da celulite é diferente da de outras regiões do corpo é comum mas incorreta.

A celulite tende a aparecer em certas partes do corpo, como os quadris e as nádegas, que são mais suscetíveis ao seu desenvolvimento. Surge habitualmente em situações em que ocorrem alterações hormonais, como, por exemplo, puberdade, gravidez, menopausa e quando se tomam anticoncepcionais.

No entanto, embora não tenha uma aparência agradável, a celulite não traz qualquer risco especial para a saúde, a não ser em caso de obesidade.

Como se forma a celulite

A gordura da celulite está separada por faixas não-elásticas de tecido conjuntivo, que correm entre a pele e os tecidos mais profundos, aos quais estão firmemente presas. Muitas pessoas com celulite são obesas, no entanto, não é exclusividade deste quadro.

À medida que a pessoa ganha peso, as células de gordura aumentam de volume, mas as faixas conjuntivas mantêm-se inalteradas. A gordura é então impelida no único sentido possível – em direção à pele –, criando o aspecto de covinhas, característico da celulite. Muitas vezes, o problema agrava-se com a idade.

A má circulação da linfa pode contribuir para a formação de celulite. A linfa é um líquido leitoso que transporta os fluidos em excesso, os produtos do metabolismo e as toxinas da circulação sanguínea através dos vasos linfáticos.

A má circulação da linfa – devido ao excesso de gordura, à falta de exercício ou à retenção de líquidos – permite o acúmulo desses resíduos nos tecidos. Pode ser essa uma razão para que mulheres magras tenham celulite.

Como prevenir a celulite

Tente manter o seu peso sem oscilações e evitar aumentos rápidos dele. Faça exercícios regularmente, para melhorar o tônus muscular, reduzir gordura, adquirir massa muscular e ativar a circulação da linfa e do sangue. Evite ficar sentada ou em pé durante períodos longos. Coma legumes e frutas cinco vezes por dia. Reduza a ingestão de álcool e cafeína e beba diariamente muita água.

Tratamentos para a celulite

Algumas terapias naturais podem ajudar a melhorar temporariamente o aspecto das áreas afetadas.

1 . Massagem

Uma massagem firme ativa a circulação, especialmente se for feita com uma mistura de óleos essenciais. A estimulação da superfície da pele ajuda a melhorar o seu aspecto.

Veja aqui qual tipo de massagem é a ideal para você?

2 . Plantas medicinais

O dente-de-leão contém substâncias que reforçam a capacidade do fígado para decompor resíduos e toxinas. Ajuda também a eliminar do sangue, através dos rins, água e toxinas.

Junte folhas de dente-de-leão a saladas ou cozinhe-as como se fossem espinafre.

Beba diariamente uma xícara de chá de dente-de-leão feito com 60 g de folhas para meio litro de água.

3 . Dieta de desintoxicação

Uma dieta pode ajudar a eliminar do organismo líquidos em excesso e toxinas. Fale com o seu médico antes de começar um programa desses.

Comer muitas frutas e legumes frescos e crus, bem como arroz integral, sementes e brotos de feijão podem ajudar. Beba muitos líquidos, sobretudo água. Sucos de fruta e legumes e chás de ervas também são úteis. Não ingira bebidas com álcool e cafeína. Evite também alimentos refinados e limite a ingestão de produtos animais como carne e laticínios.