Chá de hibisco realmente ajuda a emagrecer? Saiba os benefícios!

Conheça os benefícios do chá de hibisco e aprenda a preparar essa receita capaz de auxiliar o emagrecimento.

Thaynara Firmiano | 20 de Outubro de 2020 às 19:00

(Imagem: Fydorov/iStock) -

Sucos, chás, sopas. Muitas são as receitas milagrosas para emagrecer disponíveis na internet. O chá de hibisco, no entanto, não é nenhuma receita milagrosa. Conheça os benefícios e aprenda a preparar essa receita capaz de auxiliar o emagrecimento.

Este chá se tornou conhecido principalmente pelo efeito emagrecedor. Mas existem vários outros benefícios neste chá. Um deles é a ação antioxidante e anti-inflamatória. 

Leia também:Suco de inhame: aprenda a preparar essa receita rica em nutrientes

Benefícios do chá de hibisco

Auxilia na perda de peso: O chá de hibisco inibe a absorção de carboidratos e quebra das células de gordura. O que faz com que o corpo não acumule gordura. Para que o chá realmente faça efeito é necessário que seja tomado após as refeições e atrelado à uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Melhora a saúde do fígado: O Chá de hibisco é capaz de aumentar as enzimas desintoxicantes e ajuda na diminuição dos danos ao fígado. Um estudo mostrou que o consumo do chá de hibisco melhorou a esteatose hepática, doença causada pelo acúmulo de gordura no fígado, que pode levar a insuficiência renal.

Leia também: Reeducação alimentar e a importância de bons hábitos alimentares

Diminui a pressão arterial: O chá de hibisco possui antocianinas que são responsáveis pelo efeito anti-hipertensivo, que auxiliam na diminuição da pressão arterial. A hipertensão pode levar a problemas cardíacos e até mesmo a um AVC.

(Imagem: Gyro/iStock)

Controla o colesterol: Um estudo comprovou que o consumo do chá de hibisco por pessoas com diabetes foi capaz de aumentar o colesterol considerado bom, o HDL. O estudo também mostrou uma diminuição no colesterol considerado ruim  e dos triglicerídios.

Evita a retenção de líquido: O chá possui um efeito diurético, que auxilia na liberação de líquido retido no corpo. Além disso, contribui para a eliminação de toxinas presentes no organismo.

Contraindicações

O chá de hibisco é cheio de benefícios, no entanto há algumas contraindicações. Como tudo na vida, o excesso pode fazer mal. Problemas como dores no estômago, constipação e gases são comuns. Além disso, náusea, micção dolorosa, dor de cabeça, zumbido nos ouvidos, tontura e fadiga também podem surgir.

Para quem está tentando engravidar, faz uso de anticoncepcional ou está grávida, o chá de hibisco também é uma contraindicação. O chá tem efeito de diminuição dos níveis de estrogênio no organismo, o que pode influenciar diretamente na contracepção, ou gravidez, pois causa uma desregulação hormonal. Além disso, pode influenciar em quem quer engravidar, pois impede a ovulação temporariamente.

O efeito diurético do chá pode ser um incômodo. Por isso, não é indicado que seja tomado durante a noite, já que idas ao banheiro durante a noite prejudiquem a qualidade do sono.

Leia também: 10 receitas deliciosas de sucos detox

(Imagem: matka_Wariatka/iStock)

Potencializando o chá para o emagrecimento

Se você pretende tomar o chá para emagrecer é necessário estar atendo a forma correta de fazê-lo. Tomar o chá após as refeições é o ideal para que faça efeito. Como ele atua na quebra das células de gordura e não absorção do carboidrato, ele se torna mais eficaz se tomado após a alimentação.

Para potencializar o efeito é possível combinar algumas ervas na preparação do chá. Cavalinha  é uma planta com efeito diurético (e vários outros benefícios) que pode ajudar no emagrecimento. A alfafa possui efeito desintoxicante, o que auxilia no processo de emagrecimento. 

Modo de preparo do Chá de Hibisco

O modo de preparo do Chá de hibisco é bem simples. É necessário apenas uma colher de sopa da erva para 1 litro de água fervente. Deixe descansar por cerca de 10 minutos e em seguida coe. É recomendável que o chá seja bebido imediatamente após o seu preparo, quando as propriedades estão mais latentes. No entanto, é possível conservar na geladeira por até 6 horas.