7 dicas para diminuir o desconforto da pressão baixa

Apesar de não ser uma doença, a pressão baixa causa incômodos e diminui a qualidade de vida. Veja o que fazer para amenizar os sinais.

Iana Faini | 29 de Novembro de 2020 às 09:00

AntonioGuillem/iStock -

Fraqueza, tontura e sensação de desmaio podem ser causados por pressão baixa, que é definida como a pressão arterial em níveis menores que 90 mmHg X 60 mmHg.

Leia também: 5 formas simples para baixar a pressão alta

O incômodo, apesar de não ser entendido como uma doença pode ser sintoma de algo grave e diminui a qualidade de vida. Por isso, consulte um médico para investigar possíveis doenças antes de tentar amenizar os sintomas sozinho.

Até mesmo pessoas saudáveis podem sentir os sinais de pressão baixa por longos períodos de jejum; calor intenso; movimentos bruscos ao levantar; excesso de consumo de diuréticos; entre outras causas. Caso já tenha consultado seu médico e descartado doenças relacionadas, confira as dicas a seguir para minimizar os efeitos:

Pressão baixa: o que fazer?

Imagem: AlexRaths/iStock

1. Deite-se imediatamente

Em casos de queda brusca da pressão arterial, é recomendado deitar-se imediatamente numa posição confortável elevando os pés em um nível mais alto do que o coração e a cabeça.

2. Pés para cima!

Imagem: natasaadzic/iStock

Durma com os pés mais elevados do que o resto do corpo com a ajuda de uma simples almofada; isso estimula a circulação do sangue e facilita o ato de levantar na manhã seguinte.

3. Ingira líquidos

Durante a crise também procure ingerir bastante líquido em pequenos goles. Dê preferência a sucos de frutas caso esteja em jejum. Ingerir algo salgado também pode ajudar.

4. Seja ativo no dia a dia

Imagem: Yobro10/iStock

Praticar exercícios físicos regularmente contribui para um sistema circulatório saudável e estabiliza a pressão arterial.

5. Evite locais abafados

Se a pressão baixa é algo constante na sua vida, evite permanecer em locais muito quentes e com pouca circulação de ar. Grandes aglomerações de pessoas como shows e blocos carnavalescos, por exemplo, requerem prudência.

6. Evite a cafeína

Imagem: iStock

Evite produtos como café ou energéticos. A ação estimulante no corpo é temporária e os efeitos colaterais do excesso de cafeína ao longo do tempo são bastante adversos.

7. Procure ajuda

Caso os sintomas persistam por mais de 15 minutos é preciso procurar imediatamente um atendimento médico de urgência.