11 dicas de como emagrecer no inverno — sem passar fome!

Você sente mais fome no inverno? Confira 11 dicas de como emagrecer com saúde nesta época do ano, sem passar fome e mantendo a saúde!

Julia Monsores | 19 de Junho de 2020 às 12:00

Foxys_forest_manufacture/iStock -

As temperaturas caem e a vontade de comer aumenta. No inverno, é comum “beliscar” e ingerir alimentos mais gordurosos. No entanto, é preciso ter cuidado e evitar os excessos, já que os números na balança também tendem a subir. Mas como emagrecer, e controlar a fome, no inverno?

Por que a fome aumenta no inverno?

Antes de tudo, é preciso entender a razão pela qual você sente mais fome nesta época do ano. Como as temperaturas abaixam no inverno, o corpo gasta mais energia para manter a temperatura estável. E, para compensar a perda, o consumo de calorias cresce.

Não corte a gordura! Saiba o quanto consumir em cada idade

As pesquisas mostram que os alimentos gordurosos e calóricos são os mais procurados. Isso acontece porque eles são uma fonte de energia mais rica e ajudam a equilibrar a perda energética nesta época do ano.

Mas como evitar estes alimentos sem sofrimento? Listamos abaixo 11 dicas simples que vão ajudar você a controlar a fome no inverno e emagrecer. Descubra!

E claro: não descuide dos exercícios físicos. Não descuidar da dupla exercícios e alimentação é o segredo! E se você estiver em dúvidas a respeito de qual exercício fazer, confira aqui o seu guia de exercícios para cada fase da vida.

1. Beba água

No inverno, a vontade de beber água diminui, mas é preciso manter a ingestão de líquidos. Quando o corpo está hidratado, a sensação de saciedade é maior e, com isso, a fome diminui.

2. Coma frutas e saladas

As frutas e saladas são uma proteção para o organismo, inclusive nos dias frios. Não é porque elas parecem mais apetitosas no calor que vamos deixá-las de lado. Além de ajudar a manter a boa forma, elas prolongam a saciedade e fortalecem o sistema imunológico.

3. Aposte nas sopas

No inverno, os alimentos mais quentes estão em alta. Então, no lugar de uma massa com molho, que tal investir nas sopas? Com diversas receitas disponíveis, tomar uma sopa ajuda a aquecer o corpo e mantém a boa forma.

4. Beba chás

Se você não consegue beber a quantidade indicada de água por dia (2 litros), inclua alguns chás na sua rotina alimentar. Além de aquecer o organismo, você evita tomar bebidas mais calóricas, como o chocolate quente.

5. Aposte nos termogênicos

Uma opção para o inverno são os alimentos termogênicos. Eles ajudam a queimar as gorduras corporais e ainda auxiliam o corpo a produzir mais calor. Alguns exemplos são: chá-verde, hibisco, canela e gengibre.

6. Diminua o intervalo entre as refeições

Como a vontade de comer aumenta no frio, o indicado é diminuir o intervalo entre as refeições. Comer de duas em duas horas, pequenas porções e com poucas calorias podem ajudar a manter a saciedade.

7. Frutas quentes no lugar de doces

Já indicamos a ingestão de frutas, mesmo nos dias mais frios. Mas se ela crua e fria não te atrai, que tal apostar nelas assadas? Desta forma, você diminui a vontade de comer doces mais calóricos e não engorda.

8. Chocolate moderado

O chocolate não precisa ser eliminado. Quem não abre mão desta delícia não precisa sofrer. Basta escolher as melhores opções, como o cacau em pó, para o chocolate quente, ou os mais amargos (70%).

Comer na parte da manhã também é melhor, pois sobra o dia todo para queimar estas calorias.

9. Inclua fibras na sua alimentação

As fibras têm diversos benefícios, entre eles controlar a fome, já que dão mais saciedade.

Além disso, as fibras ajudam a regular a função intestinal e a manter o colesterol em níveis normais. São exemplos: arroz integral, linhaça, aveia, milho, chia, entre outros.

10. Se não resistir à massa, opte pela integral

Numa noite fria, um prato de massa bem quentinho é irresistível. Você não precisa se privar – basta fazer as opções certas: massa integral com bastante legumes e uma carne magra (peito de frango, por exemplo) vai deixar você satisfeito e feliz!

11. Não deixe os exercícios de lado

Não deixe os exercícios de lado. Fazer atividade física, além de auxiliar no emagrecimento, também ajuda a manter o nível de serotonina nesta época do ano, proporcionando assim uma sensação de bem-estar e diminuindo a ansiedade.