Como evitar a deficiência de ferro no organismo

A deficiência de ferro é um dos principais sintomas da anemia. Descubra quais são os alimentos ricos em ferro e a quantidade necessária.

Redação | 8 de Agosto de 2022 às 17:40

happy_lark/iStock -

A influenciadora e Ex-BBB Viih Tube revelou esta semana em suas redes sociais que recebeu o diagnóstico de anemia após sentir sono em excesso. A doença, que é causada principalmente pela deficiência de ferro no organismo, pode ser perigosa se não for tratada corretamente. Embora muitos brasileiros não ingiram ferro suficiente, a anemia pode ser evitada através de uma alimentação saudável equilibrada. Veja abaixo algumas formas de como evitar a deficiência de ferro no organismo.

A deficiência de ferro pode deixar o corpo fraco, suscetível a infecções e prejudicar a concentração. Porém, a ingestão de ferro em excesso pode ser perigosa. O corpo humano obtém a maior parte do nutriente que precisa dos alimentos; ele irá absorver mais quando a demanda for elevada e menos quando as reservas estiverem adequadas.

Necessário em todo o corpo, o ferro é um elemento essencial da hemoglobina. Como o corpo humano perde ferro quando ocorre sangramento, as mulheres que menstruam têm frequentemente níveis baixos de ferro. Pessoas que fazem dietas, vegetarianos e atletas também podem apresentar deficiência de ferro. Aliás, existem tipos diferente de vegetarianismo, veja aqui as características de cada um.

Por que o ferro é importante para evitar a anemia?

Ao ajudar o sangue e os músculos a receber oxigênio, o ferro fornece energia para cada célula do corpo. Embora seja difícil ocorrer deficiência de ferro apenas por má alimentação, mulheres com fluxo menstrual intenso podem precisar de suplementos. Se o seu fluxo menstrual é muito intenso, verifique a possibilidade de ser endometriose, saiba mais. Pessoas com determinados problemas de saúde, também. Os suplementos têm como objetivo evitar ou corrigir a grave condição conhecida como anemia.

A manutenção de uma boa fonte de ferro fornece energia, ajuda o funcionamento do sistema imunológico e aguça os sentidos. Estudos mostram que até mesmo uma deficiência de ferro leve podem resultar em redução da atenção em adultos e no mau desempenho escolar em adolescentes.

Quais alimentos são ricos em ferro?

Os alimentos ricos em ferro incluem:

O cozimento de tomates ou de outros alimentos ácidos em panelas de ferro também adiciona ferro aos alimentos.

Qual a ingestão diária de ferro recomendada?

A ingestão diária recomendada de ferro para homens e mulheres de todas as idades é de 14 mg diários. Para combater a anemia é necessário ferro adicional por um período de semanas ou meses.

Se você consome menos ferro através da sua alimentação ou perde devido a sangramento menstrual intenso, sangramento gástrico ou câncer, seu corpo retirará ferro de suas reservas. A princípio não há sintomas, mas, à medida que as reservas de ferro diminuem, também diminui a capacidade do organismo produzir hemácias. O resultado é a anemia ferropriva. Essa doença se caracteriza por: fadiga, fraqueza, palidez, falta de ar, palpitações e maior suscetibilidade a infecções.

Alguns estudos correlacionam o excesso de ferro a um maior risco de doenças crônicas. Entre elas: doenças cardíacas e câncer de cólon. O excesso de ferro pode ser perigoso, sobretudo para adultos com tendência genética a absorvê-lo em excesso (hemocromatose). Crianças também são especialmente sensíveis à dosagem excessiva de ferro.

Se você reparou alguns dos sintomas listados acima, procure o seu médico. A deficiência de ferro pode causar danos à sua saúde, além de ser a causa de doenças graves.

Atenção! Os suplementos de ferro só devem ser tomados sob supervisão médica. A automedicação pode ser perigosa! Além disso, pode mascarar uma causa de anemia, como uma úlcera que esteja sangrando.