Como identificar a desidratação e como evitá-la

Como espécie terrestre que somos, nossa relação com a água é sempredecisiva, e somos vulneráveis ao desequilíbrio que causa desidrataçãoleve. A

Redação | 14 de Dezembro de 2019 às 12:53

metamorworks/iStock -

Como espécie terrestre que somos, nossa relação com a água é sempre
decisiva, e somos vulneráveis ao desequilíbrio que causa desidratação
leve. A desidratação não tratada pode levar à morte, por isso temos sistemas sofisticados para conservar e reter a água. Nossa pele não permite a troca entre os ambientes interno e externo, mas, originalmente, a principal função da pele, complementada pelos rins, era impedir a diluição do organismo em um ambiente líquido.

Os benefícios de beber água

A boa hidratação traz importantes benefícios para a bexiga e as vias urinárias. Ela diminui a probabilidade de infecções, e alguns estudos mostraram que pode reduzir o risco de cálculos renais. Quase todos os sistemas do corpo são beneficiados.

O que é desidratação?

A desidratação acontece quando a perda de líquidos é maior do que o
ganho. Isso pode ocorrer em situações óbvias – durante trabalho manual vigoroso ou prática de exercícios físicos no calor, por exemplo, mas também pode acontecer em muitas outras situações. É mais comum em pessoas idosas, enfermas e imobilizadas.

Os sinais de advertência, mesmo na desidratação leve, costumam ser óbvios, mas muitas vezes são negligenciados. Incluem ressecamento da
boca e da garganta. Mesmo os baixos níveis de perda de líquido podem afetar a concentração e os níveis de energia. A desidratação grave é uma emergência e pode exigir hospitalização e administração intravenosa de líquidos para restabelecer os níveis normais. A desidratação pode levar à morte.

Sinais de advertência de desidratação consistem em:

Bebês e crianças pequenas também podem demonstrar letargia. Os bebês
podem apresentar olhos encovados e depressão da fontanela (moleira).