Coronavírus: o que é preciso saber sobre a doença?

A Dra. Débora Otero, membro da diretoria da ABIH, esclarece as dúvidas iniciais sobre a doença que está alarmando o mundo: o coronavírus.

Redação | 25 de Fevereiro de 2020 às 16:26

uslanGuzov/iStock -

Estamos recebendo uma enxurrada de informações sobre o coronavírus, que se tornou o principal assunto do momento. Mas, na prática, o que é importante saber sobre o vírus? 

A Dra. Débora Otero, médica infectologista e membro da diretoria da Associação dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH), explica no vídeo abaixo o que é o coronavírus e o que é preciso saber sobre a doença.

Ela esclarece que o coronavírus não difere muito de outros já vistos anteriormente, como o influenza A, o influenza H1N1 e o rinovírus. Sendo um vírus respiratório, causa sintomas semelhantes aos da gripe: mal-estar, tosse, febre e espirros.

A recomendação para pessoas com quadros leves (pouca tosse, febre baixa, nariz escorrendo) é ficar em casa com ​remédios para os sintomas, hidratação e repouso.

Já em casos de ar progressiva, tosse intensa, catarro com pus, febre alta com calafrios e pontas dos dedos e lábios arroxeados é preciso ir a um hospital.

Veja também:

1. Se você faz parte do grupo de risco

2. Como o vírus surgiu e como se dissemina

3. Qual a forma de transmissão

4. Como podemos nos prevenir

5. Qual o tratamento.

Saiba mais sobre o coronavírus assistindo ao vídeo completo da Dra. Debora Otero.

Neste link, conheça nosso glossário da Covid-19 e compreenda expressões e palavras relacionadas à doença.