Descubra 5 formas simples para baixar a pressão arterial

Confira 5 truques menos conhecidos para baixar a pressão arterial sistólica de forma simples no dia a dia.

Iana Faini | 24 de Setembro de 2020 às 17:00

JulyProkopiv/iStock -

Nos últimos anos, os médicos vêm se concentrando nos benefícios de baixar a pressão arterial sistólica, que é o número mais alto da leitura. O número mais baixo, a pressão diastólica, tende a cair naturalmente depois dos 55 anos.

Um estudo de referência mostrou em 2015 que voluntários que baixaram a pressão sistólica para 120 mmHg (milímetros de mercúrio, unidade usada para medir a pressão arterial) tiveram um risco 25% menor de infarto e 43% menor de morrer de causas cardiovasculares quando comparados a outros cuja pressão sistólica era de 140 mmHg.

Emagrecer, ingerir menos sódio, exercitar-se mais e parar de fumar estão entre as melhores maneiras não medicamentosas de baixar substancialmente a pressão sistólica a longo prazo.

Seu médico também pode receitar medicamentos. Mas, caso precise de mais ajuda para atingir sua meta, os truques menos conhecidos a seguir podem baixar alguns pontos, tanto dentro quanto fora do consultório.

Em alguns casos, o efeito será temporário, mas o aumento artificial será eliminado e as leituras ficarão clinicamente mais confiáveis.

1. Sente-se direito

A próxima vez que lhe pedirem que se sente na maca de exames para aferir a pressão, não faça isso.

“Sentado com os pés pendurados, você fica entre estar sentado e em pé. Isso pode afetar a leitura, porque a pressão é diferente quando estamos em pé e quando estamos deitados”, diz a Dra. Nieca Goldberg, diretora médica do Centro Joan H. Tisch de Saúde Feminina, em Nova York.

É melhor sentar-se numa cadeira, com as costas apoiadas no encosto e os pés bem firmes no chão.

2. Apoie o braço

Se o braço estiver elevado ou abaixado demais durante a medição, o coração talvez tenha de bombear mais, o que pode elevar a pressão arterial.

“O braço deve estar posicionado no nível do coração, apoiado numa mesa ou sustentado pela pessoa que verifica a pressão”, diz a Dra. Goldberg.

3. Respire devagar

Em um estudo japonês com mais de 21 mil adultos (alguns com pressão normal, outros com pressão alta), os pacientes que respiraram profundamente seis vezes em 30 segundos enquanto esperavam o médico tiveram uma queda de mais de três pontos da pressão sistólica, quando comparados a pacientes que descansaram 30 segundos sem respiração profunda

Adotar o hábito de fazer uma sessão diária de respiração profunda pode fazer o efeito durar mais. Outros estudos mostraram que os pacientes que praticam rotineiramente a respiração lenta tiveram a pressão sempre mais baixa num período de oito ou nove semanas.

4. Coma chocolate amargo

Um estudo com 856 participantes saudáveis mostra que produtos de cacau ricos em flavonol podem baixar a pressão sistólica em quatro pontos em quem tem hipertensão.

É preciso consumir pelo menos 30 mg diários de flavonóis (um tipo de antioxidante) durante duas semanas para ver o efeito. Infelizmente, a maioria dos fabricantes não lista a quantidade de flavonol, mas, em geral, o chocolate amargo e o cacau em pó natural não adoçado contêm mais flavonóis do que o chocolate ao leite e o cacau em pó industrializado.

5 Aperte bem

Um estudo pequeno de 2014 demonstrou que adultos saudáveis que realizaram apenas 15 minutos de exercícios simples – apertar com a mão três vezes por semana durante dez semanas – reduziram a pressão sistólica em quase dez pontos. Você pode comprar aparelhos para exercitar as mãos na internet ou numa loja de artigos esportivos.

Por ANDREA AU LEVITT E ALYSSA JUNG