Benefícios do chá de camomila: saiba para que serve

Quem nunca tomou um chá de camomila para ficar mais calmo? Pois saiba que os benefícios do chá de camomila são muitos. Conheça todos eles!

Mariana Valle | 30 de Setembro de 2021 às 14:00

ValentynVolkov/iStock -

O chá de camomila é feito a partir das flores, parecidas com minúsculas margaridas, de uma planta que hoje é cultivada no mundo inteiro. Essa bebida delicada com aroma de maçã acalma as pessoas há milhares de anos, desde as antigas civilizações. Antigamente, ela era usada como remédio para vários problemas. Nesse sentido, a lista de benefícios do chá de camomila incluía o tratamento de sintomas de resfriados, problemas gástricos e gastrointestinais, além de dor de dente, convulsões e insônia.

A camomila, inclusive, era utilizada como gargarejo ou enxaguatório antisséptico. Já o vapor do chá, usado em inalações, diminuía a congestão nasal e curava irritações nas vias respiratórias. Anteriormente, as parteiras tratavam problemas de gravidez e parto com chá de camomila. Hoje, apesar das restrições aos efeitos sobre a musculatura uterina, em geral o chá é considerado seguro para ser consumido por gestantes.

Além disso, os terapeutas também embebiam cataplasmas numa infusão quente para aliviar lombalgia, dores de ouvido, inflamações na pele, hematomas e artrite. Recentemente, a ciência comprovou que os antigos acertavam na mosca ao receitar o chá para acalmar os nervos. A seguir, confira mais benefícios do chá de camomila.

O que ela tem?

Os flavonoides, substâncias presentes nas plantas, são responáveis pelo efeito calmante. (Imagem: Mariana_Romaniv/iStock)

A camomila contém uma série de componentes curativos. Entre eles, o camazuleno e o alfa-bisabolol. O camazuleno, que se forma durante o aquecimento do chá ou do extrato, tem comprovada ação anti-inflamatória. O alfa-bisabolol, por sua vez, tem ações antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória. Além disso, pode ser usado para tratar úlceras, queimaduras e eczema. Assim, os óleos voláteis da camomila não só ajudam a expelir gases da digestão, relaxar os músculos e matar bactérias como também têm efeito sedativo.

Quem deve evitar a camomila?

Se você sofre de asma, evite a camomila. As flores contêm pólen, podendo causar dermatite, embora reações alérgicas na pele sejam raras. Além disso, a camomila pode potencializar os efeitos de drogas que induzem sedação e anticoagulante.

Os benefícios do chá de camomila

A bebida age no organismo como um tranquilizante natural e suave. (Imagem: Prostock-Studio/iStock)

Tranquilizante natural

O chá de camomila é popularmente conhecido por suas propriedades relaxantes. Dessa forma, a bebida atua no organismo como um sedativo natural de baixo impacto, capaz de reduzir problemas com a insônia e os efeitos da ansiedade. A atuação como calmante é em decorrência de uma substância presente em sua composição: os flavonoides. Este antioxidante induz o efeito calmante e pode contribuir para o sono profundo (dependendo da quantidade utilizada na infusão do chá).

Melhora a má digestão

O consumo de duas ou três xícaras de chá por dia protege contra úlceras, intestino irritável e má digestão. Nesse sentido, contribui para a redução da inflamação no estômago, regulação do intestino e diminuição de gases e azias. Para um melhor resultado, experimente misturar o chá de camomila com uma colher de chá de sementes de erva-doce.

Auxilia no alívio de cólicas menstruais

A camomila ajuda a amenizar as contrações uterinas. Isso ocorre porque o chá tem propriedades que previnem espasmos musculares. Dessa forma, ao ingerir a bebida, os músculos que revestem o órgão são relaxados.

Pode ajudar no tratamento de alergias

Embora as flores de camomila contenham pólen, podendo causar reações alérgicas quando ingeridas ou aplicadas externamente, os pesquisadores constataram que ela pode ter propriedades anti-alergênicas. Esse possível efeito é atribuído à ação bloqueadora de histaminas de compostos químicos chamados azulenos. Porém, pesquisadores ainda não comprovaram essa ação.

Para que serve chá de camomila?

Os benefícios da camomila vão muito além do relaxamento. (Imagem: marrakeshh/iStock)

Clarear o cabelo

Para adquirir reflexos dourados no cabelo, coloque 3 ou 4 sachês do chá em 500 ml de água fervente. O clareamento também pode ser feito com folhas secas. Nesse caso, utilize 1 xícara de folhas secas em 500 ml de água fervente. Não esqueça de coar antes de usar. Assim, consegue evitar que os resíduos se acumulem no cabelo durante o processo. Após realizar a infusão, é só passar o chá no comprimento do cabelo, deixá-lo atuando por 30 mintutos e depois lavar como de costume. Contudo, se você desejar potencializar o efeito e agilizar o processo de clareamento, fique no Sol enquanto o chá age no cabelo.

Relaxar os olhos

Após um longo dia de trabalho, os olhos podem ficar inchados devido ao cansaço. Para isso, adicione 1 colher de sopa de camomila seca em 500 ml de água fervente. Deixe descansar com uma tampa por 10 minutos e depois coe. Logo após esfriar, molhe um pedaço de algodão no chá e aplique sobre os olhos fechados por 15 minutos ou o tempo que achar necessário. Vale destacar que se o líquido ainda estiver um pouco morno, o desinchaço ocorre mais rapidamente em decorrência da vasodilatação.

Hidratação da pele

O forte potencial de hidratação fez com que a camomila ganhasse espaço na rotina de skin care. O chá pode ser misturado na sua loção habitual ou pode ser borrifado direto na pele. Busque concentrar o produto nas áreas que possuem mais manchas, pois o chá pode contribuir para o clareamento delas.

Alívio de picadas de insetos

Além de calmante, a camomila pode funcionar como um anti-inflamatório natural. Após a picada de um inseto, a região atingida tende a ficar avermelhada e até mesmo inchada. Dessa forma, experimente molhar um algodão no chá de camomila e pressioná-lo sobre a região. Isso fará com que a vermelhidão diminua, assim como a coceira e o inchaço.

Como fazer chá de camomila

Você pode combinar chá de camomila com sementes de erva-doce. (Imagem: ChamilleWhite/iStock)

Você encontra o chá de camomila em saquinhos na seção de chás do supermercado ou em lojas de produtos naturais. Mas veja se dentro do saquinho há florezinhas parecidas com margaridas, com um agradável aroma de maçã. Descarte aqueles que não exalem cheiro, pois é provável que tenham perdido suas propriedades terapêuticas. Para preparar, siga os passos: despeje água fervente sobre um ou dois saquinhos de chá. Em seguida, cubra a xícara e deixe descansando por 10 minutos e então aproveite seu chá!

A dosagem tradicionalmente recomendada para benefícios medicinais do chá de camomila (como para tratar desconforto digestivo) é de uma xícara três a quatro vezes por dia. Ainda assim, beber uma xícara de chá bem forte antes de deitar ajuda a combater a insônia leve. Outros chás também podem te ajudar a cuidar da sua saúde. Conheça 7 tipos de chás que podem aliviar náuseas e até reduzir o colesterol!