Dia Nacional da Saúde e Nutrição: como ter uma alimentação saudável

Descubra como ter uma alimentação saudável sem complicações e aproveite o Dia Nacional da Saúde e Nutrição.

Redação | 31 de Março de 2019 às 12:00

a_namenko/iStock -

O dia 31 de março faz parte do calendário do Ministério da Saúde como o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. O objetivo desta data é conscientizar a respeito da importância da alimentação saudável em todas as fases da vida. Afinal, boas escolhas alimentares são fundamentais para a prevenção de doenças e a qualidade de vida.

No entanto, no meio do mar de informações em que vivemos, podemos ficar confusos sobre o que é realmente uma alimentação saudável. Mas, felizmente, ter uma boa rotina alimentar é mais simples do que parece. Confira a seguir algumas dicas do Guia Alimentar para a População Brasileira e aproveite o Dia Nacional da Saúde e Nutrição para mudar de vida!

1. Torne os alimentos in natura ou minimamente processados a base da sua alimentação.

Ou seja, evite ao máximo os produtos ultraprocessados, que perdem os nutrientes durante o processo de fabricação e são cheios de aditivos químicos (como miojos, refrigerantes, carnes embutidas etc.). Descasque mais e desembale menos!

2. Desconfie das embalagens.

Muitos produtos do mercado que se dizem saudáveis, na verdade, são ultraprocessados pobres em nutrientes. Por isso, sempre leia o rótulo e veja a lista de ingredientes

3. Use óleos, gorduras, sal e açúcar com cautela.

Você pode deixar os pratos mais saborosos usando temperos naturais, por exemplo.

4. Procure comer com calma e sem distrações.

Manter a atenção na comida permite saborear mais o alimento e saber quando realmente já está satisfeito.

5. Desenvolva suas habilidades culinárias.

Se você já saber cozinhar, ótimo! Aproveite para compartilhar e ensinar outras pessoas, como amigos e familiares.

Se você não sabe cozinhar, chegou a hora de aprender. Para isso, peça dicas e receitas, procure informações na internet e se aventure no fogão. Ter independência na cozinha é fundamental para ter controle sobre a própria alimentação.

6. Planeje e faça compras com consciência.

Ter sempre uma lista do que precisa ter no armário da cozinha e na geladeira evita que você precise recorrer a delivery ou acabe substituindo uma refeição por beliscadas. Além disso, ajuda na economia no final do mês!

Se possível, faça compras em locais com grande oferta de produtos in natura, como feiras e hortifrútis.