Você sabe qual exercício é recomendado para sua idade?

A prática regular de exercícios físicos proporciona benefícios ao nosso corpo, garantindo nossa energia e bem-estar. Confira o recomendado para sua idade!

Julia Monsores | 22 de Abril de 2020 às 12:00

damedeeso/ Istock -

Independente da idade, a prática regular de exercícios físicos proporciona uma série de benefícios ao nosso corpo, garantindo nossa energia e bem-estar — agora e também no futuro.

E não é preciso ser um atleta olímpico. Com uma frequência moderada, realizando o tipo adequado à sua idade, você já consegue tirar proveito dos exercícios.

Veja também: 10 aplicativos para malhar em casa

Crianças, por exemplo, devem ser incentivadas a realizar exercícios que estimulem a coordenação, como danças. Já os idosos, que não possuem mais o corpo tão forte e ágil como antes, podem se beneficiar de atividades suaves, como tai chi chuan.

Os benefícios que os exercícios físicos proporcionam

O controle do peso é apenas um dos benefícios de manter-se ativo. Você também descobrirá como sua respiração, postura e circulação sanguínea melhoram. Além disso, os exercícios físicos fortalecem o sistema imunológico, e, a longo prazo, é muito eficaz na prevenção de dores musculares.

E não é somente o corpo que pode se beneficiar com os efeitos positivos das atividades físicas. O exercício propicia benefícios psicológicos, incluindo melhorias na autoconfiança e no estado de alerta mental e alívio de transtornos do humor.

Confira, agora, uma relação com exercícios físicos indicados para todas as fases da vida: infância, adolescência, idade adulta e velhice. Adapte-os segundo sua própria realidade e condição – o que importa é manter o corpo ativo e a mente sã!

Atividades físicas recomendadas para cada fase da vida: