Hemorroidas: 5 alimentos indicados e 5 proibidos para quem tem a doença

Sofre com hemorroidas e gostaria de melhorar a situação? Leia aqui e saiba quais alimentos evitar e quais consumir.

Yulli Dias | 28 de Dezembro de 2020 às 19:00

Phira Phonruewiangphing/iStock -

A hemorroida é causada pela dilatação das veias que passam pelo canal anal e pode provocar coceira, dor e até mesmo sangramento na região. É preciso ficar atento pois, em alguns casos, pode surgir uma espécie de nódulo duro e dolorido na região. 

De acordo com o Hospital Sírio Libanês, a doença hemorroidária pode afetar tanto homens quanto mulheres, principalmente na fase adulta na faixa de 45 a 65 anos. Ela pode ser causada por prisão de ventre, obesidade ou até mesmo por herança genética.

Leia mais: Hemorroidas: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença

Um dos tratamentos indicados para a hemorroida é a mudança dos hábitos alimentares e, por isso, é importante ingerir os alimentos corretos para ver uma melhora o mais rápido possível.

Para ajudar, selecionamos 5 alimentos que são indicados para quem tem hemorroida, e 5 alimentos proibidos. Confira abaixo.

Alimentos indicados para quem tem hemorroida

Imagem: gpointstudio/iStock

1. Verduras e legumes

As verduras e legumes ajudam a evitar a hemorroida pois são ricas em líquidos e fibras que conseguem regular o funcionamento do intestino, fazendo com que não haja pressão sobre a região anal no momento de defecação.

2. Feijão preto

Assim como acontece com as verduras e legumes, o feijão preto também é rico em fibras e ajuda a regular o intestino.

3. Frutas cítricas

Frutas cítricas, como laranja e limão, por exemplo, são ricas em vitamina C e ajudam a diminuir a inflamação da hemorroida.

4. Aveia

Assim como os alimentos citados acima, a aveia também ajuda no funcionamento do intestino pois o cereal é capaz de absorver a gordura ali localizada.

5. Água

A água é um dos itens mais importantes, se não for o mais, dessa lista pois além de trazer inúmeros benefícios à saúde, ela também consegue amolecer as fezes e evitar a dor na hora da evacuação.

Alimentos que não devem ser ingeridos 

Imagem: Engin/Pexels

1. Café

O café pode dificultar um pouco a situação, pois acaba soltando mais o intestino e fazendo com que as fezes, muitas vezes, saiam ressecadas. Isso pode ser ruim para quem tem hemorroida pois pode deixa-la mais sensível.

2. Farinhas brancas

Por não conter fibra em sua composição, a farinha branca não ajuda a regular o funcionamento do intestino.

3. Bebidas com muito açúcar

Refrigerantes e sucos de caixinhas costumam vir com quantidades excessivas de açúcar e conservantes, que também podem prejudicar o trabalho do intestino.

4. Bebidas alcoólicas 

Drinks e outras bebidas alcoólicas podem aumentar o desconforto da inflamação e dilatar mais ainda as veias do canal anal, além de ressecar as fezes.

5. Temperos fortes

Temperos muito fortes como pimentas, por exemplo, podem alterar a flora intestinal e, consequentemente, deixar a área onde está localizada a hemorroida ainda mais sensível.

Atenção:

Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.