Hidratação turbinada com chás gelados

O chá gelado, que já é uma tendência no mundo, ganha destaque no verão como uma alternativa saudável para a hidratação do corpo!

Redação | 4 de Janeiro de 2019 às 10:05

-

No verão, os riscos de desidratação aumentam, e qualquer reforço para hidratar o corpo é muito bem-vindo. Chás gelados são opções eficazes e saudáveis para os dias quentes. O segredo é tomá-los sem açúcar. Se para você isso é um problema, comece adoçando o mínimo possível com açúcar demerara (que contém menos substâncias químicas que o refinado e menos impurezas que o mascavo) ou adoçante (de preferência mais natural, como a estévia). Depois, vá reduzindo a cada dia o acúcar ou adoçante até seu paladar se acostumar com a ausência total do doce. Tomado dessa forma, o chá é um ótimo aliado nas dietas. Sua saúde e sua silhueta se beneficiarão.

Aprenda a prepará-los:

Chá gelado especial

Passo 1 – Prepare a infusão

Ferva 3 ou 4 colheres (chá) de folhas de chá preto com 1 litro de água e deixe em infusão por 3 minutos.

Passo 2 – Realize o choque térmico

Acrescente o suco de 1 limão-siciliano, adoce (se você precisar) e, em seguida, jogue sobre 25 cubos de gelo para dar um choque térmico. Assim, o chá esfria rapidamente e não fica amargo.

Passo 3 – Aromatize seu chá

Aromatize a gosto com suco de maçã, frutas cítricas, canela em pau ou folhas de hortelã.

Para saber mais sobre os benefícios do chá e seus tipos, clique aqui.

Chá preto gelado

O chá preto gelado certamente é uma das bebidas mais conhecidas. Além de reduzir o risco de doenças cardíacas, ele contribui para o emagrecimento se a pessoa também tiver uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas. Certamente será uma boa pedida para os dias mais quentes. É importante lembrar que a bebida contém cafeína.

Passo 1 – Prepare a infusão

Coloque 1 litro de água em uma chaleira. Assim que a água começar a ferver, acrescente 3 colheres de açúcar mascavo, ou outro adoçante natural da sua preferência e misture. Cubra com a tampa até que a água comece a ferver novamente. Desligue o fogo e junte 3 colheres (chá) de chá preto em pó ou utilize 3 saquinhos do mesmo chá e deixe em infusão por 4 minutos.

Passo 2 – Coe o chá

Coe o líquido, e deixe esfriar.

Passo 3 – Dê sabor ao seu chá

Com o chá frio, acrescente 2 pêssegos grandes e maduros cortados em pedaços. Após meia hora retire os pedaços e despeje o líquido em uma garrafa de vidro. Conserve na geladeira por duas horas antes de servir.

Passo 4 – Sirva-se

Despeje o chá em um copo com bastante gelo. Prontinho, agora é só se refrescar!

Variações

Você pode substituir o chá preto nas receitas acima por chá-mate, erva-cidreira ou erva-doce. Fica uma delícia!

E lembre-se: o chá pode ser conservado na geladeira por até 3 dias.