Labirintite: causas, sintomas e tratamento

Conheça a labirintite, a doença que afeta pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos, e pode ser desencadeada por diversos motivos.

Juliana Goes | 7 de Setembro de 2019 às 20:00

fizkes/iStock -

Labirintite é uma doença que acomete milhões de pessoas, desde crianças a idosos. O processo inflamatório do labirinto pode ter diferentes causas e sintomas. Por isso, é importante conhecer a doença e entender o diagnóstico.

O que é labirintite?

Antes de tudo, é necessário saber o que é labirintite. Segundo o Ministério da Saúde, a doença significa a inflamação do labirinto, um órgão localizado dentro da orelha. Esse órgão é responsável pelas funções de equilíbrio e audição no corpo humano. Sendo a doença uma das diversas causas da tontura.

Normalmente, um dos sintomas mais comuns é a vertigem (sensação de ver o mundo girar) intensa e incapacitante. No entanto, a doença é facilmente confundida com qualquer sentimento de tontura.

Por isso, abaixo separamos um guia sobre a doença, explicando os sintomas, causas e conheça os tratamentos da labirintite.

Principais sintomas da labirintite

1. Tontura

Um dos sintomas mais comuns é a tontura. No entanto, muitas vezes este mal-estar é chamado de labirintite. O que, segundo especialistas, é considerado errado, já que esse sintoma é comum em diversas doenças, sendo necessário um diagnóstico mais aprofundado.

2. Vertigem

A tontura pode ser um sintoma de labirintite. No entanto, a vertigem do tipo rotatório é mais comum nessa doença. Nesse caso, a pessoa apresenta uma sensação de que o ambiente está se movendo ao seu redor.

A diferença para a tontura simples, nesse caso, é que a sensação aqui não é de desequilíbrio ou instabilidade.

3. Náusea e vômito

Muitas pessoas com labirintite apresentam sintomas como náuseas e vômitos, desencadeados muitas vezes pela vertigem ou tontura.

4. Pressão ou zumbido no ouvido

Por ser uma inflamação do labirinto, a labirintite pode desencadear sintomas como pressão ou barulho/zumbidos no ouvido.

5. Sudorese

Na fase aguda da doença, é possível apresentar ainda sudorese, quando o corpo libera o suor, podendo ser frio ou não.

Quais as principais causas da labirintite

1. Problemas no labirinto

Doenças de Cogan e Meniére, vertigem postural paroxística benigna, otites, neuronites, entre outros, podem causar problemas no labirinto e desencadear a labirintite.

2. Alterações no sistema nervoso central

Tumores, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças neurodegenerativas, entre outras, podem causar a labirintite.

3. Hereditariedade

A labirintite poder ser um problema de família. Por isso, muitas vezes, o  histórico familiar pode revelar a causa da doença.

4. Hipertensão e diabetes

Toda mudança no metabolismo pode desencadear a um problema no labirinto. Nesse caso, doenças  como hipertensão e diabetes podem ser a causa para a labirintite.

5. Vírus

Diversos vírus podem causar a labirintite. Normalmente, uma infecção viral pode levar à labirintite. Exemplos comuns são os resfriados ou até uma gripe aguda.

Como é feito o tratamento da labirintite

1. De acordo com a causa

Para tratar a labirintite, antes de tudo, é necessário descobrir a causa da doença. Por isso, o diagnóstico deve ser feito por um especialista da área.

2. Orientações dietéticas

Um dos principais tratamentos para a labirintite está relacionado à dieta, evitando o álcool, o cigarro e controlando os níveis de colesterol, triglicérides e a glicemia no organismo.

3. Medicamentos

Em casos de doenças virais, os médicos normalmente indicam medicamentos como: anti-histamínicos; controle de náusea e vômitos; e até anticonvulsivantes e antidepressivos.

4. Reabilitação vestibular

Em alguns casos, o tratamento pode ser feito por meio da reabilitação vestibular, um tipo especial de fisioterapia focado em equilíbrio.

O método consiste na realização de exercícios repetitivos com os olhos, a cabeça e o corpo, que aceleram a compensação vestibular, ativando mecanismos naturais em que o sistema nervoso tenta recuperar sozinho o equilíbrio, quando ocorre uma lesão no vestíbulo.

5. Vida saudável

Segundo especialistas, os bons hábitos de saúde, como a prática regular de atividades físicas, dieta balanceada e visitas regulares aos médicos, ajudam a evitar e prevenir doenças como a labirintite.