Maca peruana: 11 benefícios para a saúde que você precisa conhecer

Descubra como a maca peruana pode fortalecer a sua saúde, tratando sintomas e prevenindo o surgimento de outras doenças.

Thaís Garcez | 25 de Novembro de 2020 às 19:00

vainillaychile/iStock -

Originária da região dos Andes, no Peru, a maca peruana é consumida desde os tempos do império Inca. Os nativos já conheciam suas propriedades e utilizavam o alimento para suas necessidades cotidianas.

Esse tubérculo semelhante a um rabanete tem grande fama de ser afrodisíaco, ganhando, inclusive, o apelido de “viagra dos incas”. Mas seus benefícios vão além de aumentar a libido. E muitos países pelo mundo já descobriram isso.

Apesar de ser um alimento protegido por uma lei nacional – que proíbe seu processamento fora do país -, a China já realiza o seu cultivo em grande escala. Mas em outros países só é possível encontrar maca peruana em pó.

Imagem: HansJoachim/iStock

A grande procura também é justificada por ser considerado um superalimento, ou seja, ser rico em: vitaminas, fibras, proteínas, minerais e carboidratos. Portanto, ajuda no tratamento e na prevenção de diversas doenças.

Benefícios da maca peruana

Pesquisadores do mundo todo estudam as vantagens que a maca peruana oferece para o corpo humano. Até o momento, os resultados alcançados foram muito animadores. Veja alguns benefícios cientificamente comprovados quanto ao consumo desse alimento:

1. Fortalece o sistema imunológico

Imagem: creativeneko/iStock

Ao adicionar a maca peruana na sua alimentação, você estará recebendo doses eficazes de vitamina C, vitaminas do complexo B e antioxidantes. Com esse combo o sistema imunológico é potencializado e o risco de novas doenças, reduzido.

2. Ajuda no tratamento da anemia

Por ser uma grande fonte de fero – 100g contém 16.6 mg de ferro -, ela pode ajudar a prevenir e também tratar casos de anemia. Para aumentar o nível de absorção do nutriente, é recomendado que seja ingerido juntamente com um alimento rico em vitamina C.

3. Aumenta a fertilidade

Imagem: Sashkinw/iStock

Além de elevar a libido, a maca peruana também se mostrou influente na fertilidade masculina. Pesquisas comprovaram que o consumo desse alimento ocasionou um aumento na quantidade de sêmen e favoreceu a mobilidade dos espermatozoides. Já para as mulheres, aumentou as chances da gravidez vingar.

4. Controla o diabetes

A maca peruana é uma grande aliada no controle do diabetes. Por ser rica em fibras, ela diminui a absorção de glicose no organismo. Além disso, inibe a ação de uma enzima do sistema digestório, evitando, assim, a liberação de uma grande quantidade de insulina no organismo.

5. Previne a osteoporose

Imagem:

Outro nutriente encontrado na maca peruana é o cálcio; 150 mg em 100g de maca. Por isso, seu consumo pode ajudar no fortalecimento dos ossos e na prevenção da osteoporose.

6. Evita problemas cardíacos

Além de ajudar a controlar o colesterol, ela também atua no combate à hipertensão. Tudo isso graças ao ômega 3 e 9 que estão presentes em sua composição. Ambos ajudam a melhorar e a equilibrar os níveis de colesterol, bom e ruim, e a tratar possíveis inflamações cardiovasculares.

7. Protege contra o câncer

Imagem: CIPhotos/iStock

Sendo um alimento rico em antioxidantes, consegue combater os radicais livres que danificam as células do corpo. Além disso, reduz as inflamações no organismo e previne o surgimento do câncer.

8. Facilita a perda de peso

Para quem deseja emagrecer a maca peruana é uma boa opção. Seus nutrientes garantem a saciedade por mais tempo, diminuindo a quantidade de alimentos consumidos no dia. As fibras também ajudam proporcionando o funcionamento correto do intestino.

Como tomar maca peruana em pó? Por não ter um sabor característico, o pó pode ser acrescentado em sucos, no preparo de receitas, chás, cereais, frutas… O importante é consumir somente entre 400 a 1.000 mg por dia. Se preferir, pode ingerir em forma de cápsulas também.

9. Ameniza os sintomas da menopausa

Imagem:

Outro benefício desse tubérculo é o de propiciar o equilíbrio hormonal feminino. Dessa forma, alivia os sintomas comuns da menopausa e também da TPM. Diminui a fadiga e evita a perda de flúor e cálcio no organismo.

10. Reduz a disfunção erétil

Pesquisas atestaram que o uso da maca peruana ajudou homens que sofriam com a disfunção erétil. A melhora no desempenho sexual foi relatada pelos que fizeram parte dos estudos.

11. Melhora o humor

Nos dias ruins, aposte na maca peruana para melhorar o humor. Ela diminui a ansiedade e os sintomas da depressão e dá mais disposição; principalmente durante a menopausa.

A princípio não há efeitos colaterais registrados quanto ao uso desse alimento. Entretanto, é recomendado que gestantes e lactantes não consumam sem orientação médica.

Atenção! Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.