Saiba o que é miopia, causas, sintomas e tratamento

A miopia ocorre quando a imagem não se reflete no lugar correto no olho. Conheça esse distúrbio visual e saiba como tratá-lo.

Leonora Queiroz | 27 de Agosto de 2021 às 19:00

Prostock-Studio/iStock -

A miopia é um dos problemas de visão mais frequentes, ao lado do astigmatismo e da hipermetropia. Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, a miopia atinge 2,6 bilhões de pessoas em todo o mundo, e a estimativa é que esse número continue crescendo. A OMS prevê que até 2050, pelo menos metade da população será míope.

Segundo o levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), sete em cada dez médicos identificaram progressão de miopia em crianças durante a pandemia. Para os especialistas este aumento no número de casos está relacionado ao uso excessivo de dispositivos eletrônicos.

O que é miopia?

Miopia é um erro refracional do globo ocular que causa alterações na visão a distância, isso porque a imagem é formada à frente da retina, ocasionando a visão turva dos objetos. Além de gerar dificuldade para identificar objetos afastados, ocasiona impedimento (em maior ou menor grau) para ler, ver filmes, dirigir automóveis, entre outras atividades.

De acordo com o relatório Condições de Saúde Ocular no Brasil, de 2020, do Conselho Federal de Oftalmologia, estima-se que até 30% dos indivíduos com menos de 40 anos de idade necessitam ou necessitarão de óculos devido a problemas de visão como a miopia e o astigmatismo. Ainda segundo esse relatório, em 2010, pouco mais de 28% da população mundial era afetada pela miopia. De acordo com o Atlas do IAPB, prevê-se que este valor aumente para 34% até a década de 2020 e quase 50% até 2050.

Causas da miopia

O distúrbio visual comumente surge na infância e acontece devido a um descompasso entre o comprimento do globo ocular e sua potência ótica, resultando na formação da imagem antes da retina. O problema pode aumentar pelo tempo prolongado de uso da visão de perto. A miopia afeta homens e mulheres da mesma maneira, e a hereditariedade é um dos fatores mais comuns.

Algumas condições podem influenciar a ocorrência da miopia:

Sintomas gerais da miopia

Existem alguns sintomas que ajudam a identificar a miopia. São eles:

Miopia infantil

Normalmente a miopia é percebida na infância, em crianças no período escolar. Em geral, ela é percebida quando a criança começa a apresentar dificuldades em enxergar as informações expostas no quadro.

Por esse motivo, as escolas costumam pedir que a criança faça um exame de vista antes da alfabetização. Muitas vezes são os professores que identificam a dificuldade da criança de enxergar.

Uma criança míope pode apresentar os seguintes sintomas:

“A atual e frequente exposição das crianças às luzes das telas dos eletrônicos (televisão, computadores, tablets e celulares), seja na hora de estudar ou de lazer, tem feito a quantidade de novos casos aumentar”, diz a pediatra Lílian Cristina Moreira, da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O simples fato de passar mais tempo ao ar livre já diminui e controla a ocorrência da miopia em crianças. Isso porque a luz solar direta desempenha um papel importante na saúde dos olhos, bem como na focagem de longo alcance.

Algumas mudanças na rotina devem ser encorajadas, para que o efeito seja minimizado e para reduzir os prejuízos visuais causadas por dispositivos eletrônicos. Tais como:

É importante que a criança faça consultas periódicas com o oftalmologista. (Imagem: DragonImages/iStock)

Miopia degenerativa

Na maioria dos casos, a miopia é simplesmente um pequeno inconveniente e apresenta pouco ou nenhum risco à saúde dos olhos. Mas, às vezes, a miopia pode ser tão progressiva e grave que é considerada uma condição degenerativa.

Há um lado mais assustador da miopia, no qual pacientes com graus elevados apresentam aumento percentual de condições de risco para a visão. Entre esses riscos encontram-se o descolamento de retina, a catarata e o glaucoma. Olhos altamente míopes correm o risco de degeneração macular miópica.

A miopia degenerativa (ou maligna ou patológica) é uma condição relativamente rara que se acredita ser hereditária e que geralmente começa na primeira infância.

Na miopia maligna, o alongamento do globo ocular pode ocorrer rapidamente, levando a uma progressão acelerada e grave da miopia e à perda da visão.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico precoce é primordial para um melhor tratamento. Os exames devem ser feitos por um oftalmologista, e englobam todos os testes abaixo:

Graus de miopia

A pessoa míope pode sentir maior ou menor dificuldade em ver ao longe, dependendo do seu grau de miopia. Quanto maior for o grau, maior é a dificuldade em se ver a distância.

A miopia é comumente classificada nos seguintes graus:

Uma miopia elevada (acima de 6 dioptrias) pode implicar uma drástica diminuição da qualidade de vida.

Miopia e a pandemia da Covid-19

Por um lado, houve o aumento do tempo conectado às telas dos eletrônicos, por outro, uma diminuição do tempo dispensado às atividades ao ar livre. Essa dinâmica ocasiona aumentos nos casos de miopia, segundo especialistas.

O oftalmologista Emmerson Badaró, doutor em cirurgia de retina pela Escola Paulista de Medicina, afirma que “as pessoas estão desenvolvendo alterações de graus, como a miopia, em decorrência da pandemia. Não estou falando de a infecção da Covid-19 causar miopia, mas, sim, do fato de as pessoas estarem mais reclusas, usando telas, celulares, tablets, computadores, televisão etc., o tempo todo”.

Isso se aplica a crianças e adultos, que, com o home office, têm trabalhado até mais do que nos escritórios. Os intervalos são menores e insuficientes e o descanso dos olhos também.

Tratamento de controle da miopia

Miopia tem cura? Não, mas existem diferentes formas para fornecer ao paciente uma correção visual que lhe dê conforto e mantenha sua saúde ocular. Porém, a melhor solução para um dado indivíduo, pode não ser para outro. O oftalmologista, após uma observação atenta do paciente e dos resultados dos exames, deverá decidir qual o tratamento mais indicado.

A miopia é comumente corrigida usando óculos ou lentes de contato. Estudos clínicos recentes mostraram que colírios com baixa dose de atropina poderiam retardar a progressão da miopia em crianças em idade escolar. O uso desses colírios reduziu significativamente os efeitos colaterais quando comparados a medicamentos com concentrações mais altas.

De acordo com um estudo apresentado em 2017, na Academia Americana de Optometria, o uso de lentes de contato diárias bifocais diminuiu a taxa de progressão da miopia em crianças entre 8 e 12 anos quando comparado ao uso de lentes de contato simples.

Lentes multifocais especialmente projetadas reduziram a progressão da miopia em 59% em um ano, 54% em dois anos e 52 % em três. Esses são índices comparados com a progressão da miopia experimentada por crianças que usavam lentes de contato convencionais.

Outra opção é a cirurgia refrativa que pode ser feita, geralmente, quando o grau se encontra estabilizado. Entretanto, a cirurgia é indicada somente para maiores de 21 anos, pois, é a partir dessa idade que costuma ocorrer a estabilização do grau. A cirurgia (pelo método LASIK ou PRK) utiliza um laser capaz de moldar a lente natural do olho para que foque as imagens no local correto. Como resultado, a visão se torna mais precisa.

Caso a cirurgia seja feita quando o distúrbio ainda não estiver estabilizado, a miopia continuará progredindo após a operação.