Obesidade pode diminuir eficácia da vacina contra Covid-19

Novas descobertas indicam que a inflamação crônica presente na maior parte das pessoas com obesidade parece interferir na resposta imune às vacinas.

Julia Monsores | 3 de Setembro de 2020 às 10:00

Henadzi Pechan/iStock -

Em meio à corrida por uma vacina contra a Covid-19, cientistas têm se debruçado nos fatores que poderiam diminuir sua eficácia. Um deles, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), principal órgão de saúde dos Estados Unidos, é a obesidade.

Obesidade vs resposta imune

Imagem: undefined undefined/iStock

Já é de conhecimento público que a obesidade compromete o funcionamento adequado do nosso organismo. Porém, mais recentemente, cientistas descobriram que esse distúrbio também pode comprometer a resposta imune do corpo.

O que acontece é que a inflamação leve crônica, presente na maior parte dos obesos, dificulta a ação dos glóbulos brancos – que são essenciais para combater as inflamações e criar uma resposta imune.

Com a inflamação crônica, as defesas do sistema imune são acionadas e permanecem ativas, o que dificulta que o corpo crie uma reação imune.

De fato, ainda precisam ser realizados mais estudos e análises sobre esse assunto. Porém, essa descoberta vai ao encontro de outras comprovações de que vacinas para algumas doenças, como hepatite B e Influenza, também geram menos resultado em pessoas obesas.

Cenário brasileiro

Imagem: krblokhin/iStock

O cenário brasileiro é preocupante. Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, mais da metade da população (55,7%) está acima do peso. E 19,8% sofrem com obesidade. 

A pesquisa apontou que o crescimento da obesidade é maior entre adultos nas faixas de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos.

Já em relação ao sexo, o sobrepeso afeta um pouco mais as mulheres (20,7%) do que os homens (18,7%).

Já nos Estados Unidos, o cenário é ainda mais grave. Lá, a obesidade atinge cerca de 107 milhões de adultos (1/3 da população). 

A pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde levou em consideração o Índice de Massa Corpórea (IMC) dos entrevistados. Pelos dados padrões, um resultado igual ou superior a 30 indica obesidade.

Você pode calcular o seu IMC no site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Outros efeitos da obesidade na saúde

Imagem: spukkato//iStock

Proporcionada por maus hábitos alimentares, com excesso de alimentos industrializados e fast-foods, e ausência de exercícios físicos, a obesidade é uma doença que compromete a qualidade de vida de quem a tem. 

A obesidade está relacionada com o surgimento de diversas doenças, entre elas: