PANC: saiba tudo sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais

Ricas em vitaminas e outros nutrientes, as PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) podem enriquecer suas refeições. Saiba mais!

Thaís Garcez | 19 de Junho de 2021 às 13:00

Rodrigo Moreira/iStock -

Elas já foram consideradas ervas daninhas, mas na verdade são PANC. Ou seja, Plantas Alimentares Não Convencionais. Sua diversidade engloba flores, folhas, sementes e outras partes dos alimentos que costumamos descartar.

Algumas espécies de PANC são chamadas de ruderais, ou seja, surgem espontaneamente, sem necessidade de plantio. Podem crescer tanto nas plantações agrícolas como em canteiros nos centros urbanos.

Por isso, essas plantas já foram muitas vezes chamadas de mato, mas na verdade são alimentos com alto valor nutricional. São, inclusive, mais nutritivas do que muitos legumes e verduras que compramos nos mercados e hortifrútis. Entretanto, é preciso alguns cuidados antes de consumi-las.

Como incluir PANC nas refeições

Apesar da grande variedade de frutas, legumes e verduras existente no país, o brasileiro consome, em média, apenas 20 tipos de alimentos. Mas essa realidade pode mudar com a inclusão de plantas não convencionais no cardápio.

Fonte: chiara zeni/iStock

Na verdade, o preparo de pratos com PANC não pode ser considerado uma novidade. Pois é possível encontrar receitas antigas que já incluíam essas plantas entre os ingredientes. O fato é que o hábito de consumo foi deixando de existir com o passar do tempo e a modernização da alimentação.

Com a facilidade de adquirir alimentos industrializados, as plantas não convencionais perderam o seu espaço, foram esquecidas e se tornaram desconhecidas pelas gerações futuras. Mas a boa notícia é que, apesar disso, elas continuam crescendo por toda parte e podem voltar aos nossos pratos.

Como identificar uma PANC

Mas antes de partir à caça dessas plantinhas, é preciso alguns cuidados:

Opte por adquirir as PANC em locais de cultivo especializados e confiáveis. Ou então faça a sua horta em casa. Assim você não colocará sua saúde em risco. Além disso, lave bem as folhas, flores, frutos etc. antes de prepará-las.

Benefícios nutricionais

Atualmente, é possível encontrar mais de 10 mil tipos de plantas alimentícias não convencionais. E além de trazer mais variedade às refeições, elas possuem diversos nutrientes que são benéficos para o nosso organismo.

As PANC costumam ser mais saudáveis pois são cultivadas sem agrotóxico e podem ser plantadas até em casa. Inclusive, carregam mais minerais, fibras, vitaminas, antioxidantes e proteínas que muitos alimentos que consumimos diariamente.

Se você pretende ter sua própria plantação de PANC saiba que essa pode ser uma decisão rentável. Além de terem baixa exigência com o solo, as plantas não convencionais se adaptam muito bem ao clima e têm baixa necessidade hídrica. Portanto, seu custo de produção é muito baixo!

O hibisco, por exemplo, contém alto teor de ferro; mais que o espinafre. Já a bertalha é rica em vitaminas A e C, cálcio e ferro. E a folha da taioba oferece ao organismo vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo.

Sem dúvida, incluir plantas alimentícias não convencionais na alimentação traz inúmeros benefícios. Mas além disso traz também muito sabor. Elas podem ser consumidas em saladas, pratos quentes, sucos e muitas outras possibilidades.