Passo 1 para um cérebro melhor: Proteger a memória

Com a expectativa média de vida aumentando, proteger a memória à medida que envelhecemos é agora uma das grandes preocupações da ciência.

Redação | 22 de Novembro de 2018 às 11:36

© Victor Wong -

Não existe comprimido ou procedimento para ajudá-lo a proteger a memória (ainda). Mas pesquisadores descobriram fatores do estilo de vida que podem afetar sua capacidade de lembrar de fatos e acontecimentos. Aqui estão os conselhos mais recentes.

Mantenha-se fisicamente ativo

Um relatório de 2017 da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos destaca a boa forma física. Essa pode ser a melhor ferramenta que temos contra o comprometimento cognitivo e a demência. E há evidências de que o exercício físico pode ajudar o cérebro a se tornar mais saudável em apenas seis meses. Seja o mais ativo possível no dia a dia: fique menos sentado e use as escadas em vez do elevador. Procure fazer 150 minutos por semana de atividade calculada: caminhar vigorosamente, nadar, levantar pesos etc.

Exercite o cérebro

Quebra-cabeças e jogos podem fortalecer o cérebro. Pesquisadores recomendam “atividades cognitivamente estimulantes”, o que significa qualquer coisa que acione seu cérebro e o ajude a fazer atividades novas, explica o Dr. Ronald Petersen, diretor do Centro de Pesquisa em Alzheimer da Clínica Mayo. Por exemplo, seu cérebro pode se beneficiar de aulas de fotografia, do trabalho com tecnologia ou de pesquisa da sua genealogia. Até ouvir música pode ajudar, de acordo com um estudo de 2017 publicado no Journal of Alzheimer’s Disease.

Alimente-se no estilo mediterrâneo

Um plano de alimentação saudável, que inclua no prato grãos integrais, frutas, hortaliças, peixe, nozes, castanhas e azeite de oliva – e que inclua apenas uma pequena quantidade de carne vermelha – pode ajudar seu cérebro. Um estudo de 2017 com quase 6 mil pessoas, publicado no Journal of the American Geriatrics Society, sugeriu que aqueles que comiam dessa maneira tinham um risco 35% menor de comprometimento cognitivo. Esta combinação de alimentos pode parecer uma recomendação familiar: cientistas estão descobrindo que o cérebro e o coração têm necessidades semelhantes. Suas papilas gustativas provavelmente também irão aprovar.

Seja social

Fazer ações em grupo parece tornar novas atividades (como aprender uma língua ou um instrumento musical, e começar a pintar, por exemplo) melhores para o cérebro. O aspecto social pode ajudá-lo a permanecer nessa nova atividade. Isso é essencial porque os benefícios podem diminuir aos poucos depois que você para com as atividades.

Controle a pressão arterial

A hipertensão arterial pode danificar pequenos vasos sanguíneos no cérebro, principalmente nas mulheres. Pesquisa publicada no periódico Neurology descobriu que mulheres que desenvolveram hipertensão arterial na casa dos 40 anos tinham um risco 73% maior de demência em comparação com aquelas que tinham pressão arterial normal. Certifique-se de conversar com um médico sobre como manter a pressão sob controle.

—Marty Munson

Fonte: AARP Bulletin (dezembro de 2017), © 2017 AARP, www.aarp.org/bulletin