Entenda por que não é “normal” uma pressão arterial levemente alta

Pressão arterial: você sabia que estar na faixa da “pré-hipertensão” – com números de 120/80 a 140/90 – aumenta em 58% o risco de morrer de doença cardíaca?

Julia Monsores | 9 de Julho de 2020 às 11:00

DragonImages/iStock -

A pergunta “Em quanto está a minha pressão?” pode cortar suas chances de ter infarto do miocárdio, AVC, insuficiência renal ou cegueira. Só com ela você pode saber se está desenvolvendo hipertensão arterial (pressão alta), que quase todos os médicos caracterizaram como o maior potencial de causar doenças crônicas.

Conheça o papel das fibras na prevenção das doenças crônicas

Afinal, se você não sabe que a sua pressão está subindo, não pode tomar medidas para trazê-la de volta ao normal, deixando a porta aberta para anos ou mesmo décadas de problemas para o seu corpo.

Você não sente a hipertensão. No entanto, quando o sangue se agita violentamente ao longo do seu sistema cardiovascular, ele torna o músculo cardíaco mais espesso, estimula o crescimento de placas nas paredes das artérias, rompe os vasos sanguíneos no cérebro, dilacera-os nos olhos, enfraquece os rins e até aumenta o risco de demência.

Por isso, é muito importante que seu médico meça sua pressão arterial a cada consulta.

Se ele não o fizer, peça. Ou meça em casa, com essas dicas. E preste atenção ao resultado. Até poucos anos atrás, os médicos achavam que a pressão arterial abaixo de 140/90 era segura. Atualmente, sabemos que o risco de doenças cardíacas e AVC começa a aumentar quando a pressão arterial está em 115/75. Não há nada
“normal” em uma pressão arterial levemente alta.

Estar na faixa da “pré-hipertensão” – com números de 120/80 a 140/90 – aumenta em 58% o risco de morrer de doença cardíaca, tornando esse “pequeno” problema mais perigoso que o tabagismo! Mais de 25% dos adultos apresentam pré-hipertensão.

O significado dos números da pressão arterial

115/75 ou menos: Ideal
Abaixo de 120/80: Saudável
120–139/80–89: Pré-hipertensão
140/90: Hipertensão arterial

Mesmo que sua pressão esteja normal agora, considere isto: 90% de nós desenvolverão hipertensão arterial depois dos 55 anos. E não dependa do médico para perceber a subida da pressão arterial no início, quando é fácil tratar.

Pesquisas mostram que os médicos frequentemente adotam a atitude perigosa de “esperar para ver” quando a pressão dos pacientes começa a
subir. Cabe a você registrar a sua pressão e levar a sério qualquer aumento, mesmo que ela ainda se encontre nas faixas consideradas saudáveis.

Confira 5 passos para reduzir a hipertensão arterial!