Prisão de ventre nunca mais! Dê adeus à constipação intestinal

Cerca de 20% dos brasileiros sofrem com prisão de ventre. Mas por meio de algumas medidas rápidas o intestino volta a funcionar regularmente.

Mariana Valle | 30 de Outubro de 2021 às 14:00

Visivasnc/iStock -

É uma sensação de inchaço e incômodo, visitas ao banheiro são inúteis. Não há nada a fazer, o intestino não funciona. A explicação é simples: prisão de ventre. Mas esse diagnóstico muitas vezes é feito precocemente, pois não é todo mundo que sofre desse mal. Do ponto de vista médico, a constipação intestinal, como também é conhecido, só se dá quando o indivíduo evacua menos de 3 vezes por semana e ela é acompanhada de outros sintomas mais graves ou de dores de barriga e gases.

Chá de ervas, chá descafeinado ou água quente com um pouco de suco de limão e mel podem ser de grande ajuda. Isso porque beber líquidos quentes ao acordar é um ótimo remédio para o combate à prisão de ventre. Acredita-se que o líquido quente estimule o intestino. Quer saber mais sobre como funciona a prisão de ventre e formas naturais de combatê-la? Continue lendo.

O que acarreta a prisão de ventre?

A forma e a frequência das fezes estão intimamente ligadas ao estilo de vida de um indivíduo. Ingestão regular de fast food, excesso de carne, falta de exercícios físicos e rotina agitada demais – tudo isso deixa o intestino cansado.

A maioria das pessoas passa grande parte do dia sentada. Dentro do carro, à mesa de trabalho, em conferências e diante da TV. Consequentemente, os músculos abdominais diminuem o ritmo, e o intestino não recebe estímulos
externos para se tornar ativo.

Uma alimentação pobre em fibras também não ativa as funções do intestino. Ele é pouco exigido e músculos e nervos são prejudicados. Poucas horas de sono, uma rotina irregular e pressões do trabalho irritam o intestino, e ele reage, executando suas funções de forma cada vez menos ativa e tornando-se preguiçoso. Consequência: prisão de ventre crônica.

Em alguns casos individuais, doenças como hipertireoidismo ou o uso de medicamentos também podem bloquear o intestino.

Ponha o intestino em forma

As mulheres sofrem mais de prisão de ventre crônica do que os homens. Indivíduos em idade avançada também são mais acometidos do que os jovens, pois, com a idade, a quantidade de líquidos no corpo é reduzida.

Os idosos sentem menos sede e por isso devem tomar maiores cuidados para ingerir a quantidade suficiente de líquidos. Senão, para todas as formas de prisão de ventre vale a máxima: atividades físicas para o intestino! E existem diversos exercícios regulares e localizados.

Além disso, repouso e uma alimentação balanceada são igualmente importantes. Uma massagem abdominal pela manhã; algumas fibras adicionais, como  farelo de trigo e psyllium, ou um copo de água morna antes do café-da-manhã trazem grandes benefícios. E se não funcionar logo no primeiro dia, não se preocupe. Um intestino preguiçoso precisa de tempo para voltar a entrar em forma.

Como os alimentos podem ajudar na prisão de ventre

Fibra insolúvel

A fibra insolúvel é particularmente útil no favorecimento da evacuação regular porque acrescenta volume e massa às fezes, ajudando a mover os resíduos pelo cólon e facilitando sua eliminação. Este nutriente pode ser facilmente encontrado na batata-doce, brócolis, linhaça e vegetais crucíferos (repolho e couve, por exemplo).

Fibra solúvel

A fibra solúvel pode ajudar a amolecer as fezes, agindo como um verdadeiro gel no intestino, onde aumenta o volume de água. Este nutriente pode ser facilmente encontrado na ameixa, ameixa seca, damasco, feijão e figo.

A nutricionista Waleska Silveira esclarece como alguns alimentos podem contribuir para melhorar a constipação:

Veja também: Amenize a enxaqueca de forma natural.

Evite irritações

A prisão de ventre também pode acometer indivíduos que não costumam ter problemas digestivos. Em viagens, por exemplo: troca de fuso horário, mudança climática e, sobretudo, temperos atípicos provocam o caos intestinal.

Com um pouco de paciência e remédios caseiros, o problema se resolve. Se você está doente e de cama, não sobrecarregue ainda mais o intestino.

Mas todo cuidado é pouco quando repentinamente manifestam-se prisões de ventre, cólicas dolorosas, febre, náuseas e forte inchaço abdominal. Neste caso, procure o médico imediatamente se a prisão de ventre não passar.

Afinal, uma digestão regrada é condição básica para um organismo sadio e capaz.